Exclusivo com Luka Vuskovic: "Cristiano Ronaldo é o meu ídolo, por tudo o que conquistou"

Luka Vuskovic a falar durante uma entrevista
Luka Vuskovic a falar durante uma entrevistaCHRISTIAN CHARISIUS / DPA / DPA PICTURE-ALLIANCE VIA AFP

Quando o Tottenham confirmou a contratação do defesa-central croata Luka Vuskovic em julho passado, já era um processo que se arrastava há algum tempo. O clube do Norte de Londres chegou a acordo para adquirir o jovem ainda em 2023. Contratações a longo prazo são sempre um risco, mas os sinais até agora indicam que esta aposta valeu a pena.

Depois de se destacar na pré-época pelos Spurs e garantir um empréstimo ao Hamburgo, Vuskovic rapidamente conquistou os adeptos e foi mesmo eleito, até ao momento, o jogador da época da Bundesliga pelos próprios adeptos da liga.

Numa entrevista exclusiva ao Flashscore, Vuskovic falou sobre o seu percurso de sucesso na Alemanha e explicou porque está a destacar-se apesar das expectativas e da pressão num clube da dimensão do Hamburger.

"A principal razão é que tenho uma grande confiança do treinador e dos meus colegas de equipa, a maior razão é a excelente química com os meus colegas, e o meu irmão também está aqui, o que facilita tudo para mim. Significa muito para mim saber que confiam em mim e que, mesmo depois de alguns erros, recebo sempre apoio."

Vuskovic explicou ainda como se sentiu ao ser eleito jogador da primeira metade da época na Bundesliga: "Significa muito para mim porque mostra que estou a jogar muito bem, que estou a evoluir como devia e que o meu trabalho está a ser recompensado."

Na época 2025/26, o internacional croata já marcou três golos na Bundesliga, um registo notável para um defesa-central. Ainda mais impressionante é o facto de um desses golos ter sido um pontapé de escorpião sensacional, que permitiu ao Hamburgo conquistar uma vitória crucial no dérbi frente ao Werder Bremen no mês passado.

Sobre esse golo, Vuskovic afirmou: "Sim, foi realmente um grande golo. Fiquei muito feliz, sobretudo por ter acontecido no dérbi; espero que algo semelhante volte a acontecer no futuro. Também houve um pouco de sorte, porque é preciso rematar sem olhar, mas tive a intenção, sabia o que queria fazer e, felizmente, correu tudo bem."

Em 2023, já se falava que o jovem defesa era muito cobiçado, mas o Tottenham conseguiu convencê-lo a assinar, superando alguns dos maiores clubes da Europa. Quando Vuskovic foi questionado sobre o motivo da sua escolha, a resposta foi clara: acreditou no futuro do clube.

"A principal razão pela qual decidi transferir-me para o Tottenham foi o projeto que me apresentaram e o meu desenvolvimento. Claro que, sendo jovem, estou agora a ser emprestado, mas estou convencido de que vou lutar para regressar. No fundo, o motivo principal foi mesmo o projeto que tinham para mim, que me agradou."

Depois de ser convencido a juntar-se aos Spurs, o jovem de 18 anos falou com o antigo jogador do Tottenham e agora treinador das camadas jovens da Croácia, Niko Kranjcar, para saber o que esperar do novo clube.

"O Niko disse-me que tinha adorado a experiência; garantiu-me que eu também iria gostar. Destacou que conheceu pessoas muito boas e só teve coisas positivas a dizer sobre o clube."

Apesar de não se arrepender da decisão de trocar Split por Londres, Vuskovic admitiu que tem o sonho de jogar em Espanha um dia.

"Para ser sincero, não era propriamente a Premier League que eu queria. Nunca pensei em jogar em Inglaterra. Sempre pensei apenas na liga croata e no Hajduk (Split), mas das ligas europeias, Espanha sempre foi a que mais me atraiu e agora a liga alemã – é realmente uma grande liga. Um dia gostava muito de jogar em Espanha, é esse o objetivo."

Luka Vuskovic 2025/26 donut de jogador
Luka Vuskovic 2025/26 donut de jogadorStatsPerform via Opta

Talvez uma razão válida para ponderar um futuro longe do Estádio do Tottenham Hotspur seja o facto de a equipa de Thomas Frank estar a ter dificuldades em melhorar uma campanha desastrosa em 2024/25. Por isso, a visão de Vuskovic de integrar um projeto em crescimento pode ser difícil de concretizar no clube de origem.

Ao comentar a época dececionante do Tottenham à distância, Vuskovic afirmou: "Não sei. Quando estive em Londres, tudo estava bem, boa organização e boas pessoas. Não sei o que se passa agora, apenas vou acompanhando os resultados."

No imediato, porém, o jovem talento está focado em marcar presença no Mundial ainda este ano, depois de se ter estreado pela seleção principal da Croácia em novembro. Em território croata, cresce a convicção de que Vuskovic deve ser titular no centro da defesa nos Estados Unidos, e esse é o seu objetivo.

"Claro que espero que sim, seria uma grande honra para mim. Estou ansioso por jogar no Mundial."

Se for convocado em junho, Vuskovic certamente vai inspirar-se nos seus ídolos. Felizmente para ele, tem dois grandes exemplos.

"O meu irmão é o meu ídolo. Dá-me sempre ótimos conselhos, especialmente depois de tudo o que passou. É um dos principais motivos pelos quais vim para Hamburgo. E, de outros jogadores, talvez o Cristiano Ronaldo, pela sua mentalidade e por tudo o que conquistou. É realmente um jogador incrível."