Mais

Feminino: Maria Luisa Grohs vista como um "modelo a seguir" no Bayern de Munique

Maria Luisa Grohs lutou para regressar ao futebol depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro
Maria Luisa Grohs lutou para regressar ao futebol depois de lhe ter sido diagnosticado um cancroDANIELA PORCELLI/Getty Images via AFP

Maria Luisa Grohs está de volta à ação. Rodeada pelas suas companheiras de equipa, a guarda-redes do Bayern de Munique descalçou as luvas e aplaudiu alegremente as colegas - era quase como se nunca tivesse estado ausente. O regresso da jovem de 23 anos, após o chocante diagnóstico de cancro e um período de sofrimento, que durou cerca de três meses, foi como uma pequena redenção.

O facto de Grohs "estar de volta aos relvados tão rapidamente e de estar entre os postes agrada-nos naturalmente a todas", disse a internacional alemã Lena Oberdorf durante o jogo particular da equipa de Munique contra o BSC YB Frauen, da primeira divisão suíça (7-0).

"Ela tem uma personalidade super forte. Podemos realmente ver a 'Mala' como um modelo a seguir", acrescentou.

Grohs foi autorizada a jogar 45 minutos com as campeãs alemãs. no estágio em Espanha, após a pausa.

"Foi muito bom tê-la de volta. Felizmente, tudo parece estar bem", disse o treinador Alexander Straus com alívio. Afinal de contas, todos na equipa ainda sabem exatamente quão "dramático" foi o diagnóstico, que o clube tornou público em novembro.

Grohs foi diagnosticada com um tumor em outubro. Seguiu-se uma onda de solidariedade, depois de Grohs ter falado sobre o seu destino, num vídeo comovente. Após uma operação bem sucedida, a guarda-redes já estava a recuperar antes do Natal e regressou aos treinos para a preparação do inverno.

Grohs, que disputou o seu último jogo competitivo pela equipa de Munique no início de novembro, foi também convocada para a seleção alemã em outubro, mas teve de cancelar a convocatória devido a uma operação às amígdalas.

No ano passado, o selecionador nacional, Christian Wück, garantiu-lhe que "as portas da equipa da da Alemanha estão sempre abertas para ela".

No entanto, Grohs ainda precisa de entrar no ritmo fisicamente - e, talvez ainda mais importante, superar tudo isso "mentalmente" primeiro, disse Straus. 

Inicialmente, o treinador deixou em aberto se Grohs estaria de volta a 100 por cento para o reinício da liga, com o RB Leipzig, a 2 de fevereiro: "Ela ainda precisa de tempo, mas somos pacientes com ela".

Os primeiros passos já foram dados.