Jean-Luc Dompé (Hamburgo) suspenso após conduzir sob efeito de álcool

Dompé colocou-se a si e a outros em perigo com o seu comportamento
Dompé colocou-se a si e a outros em perigo com o seu comportamentoUlrik Pedersen/NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia

O Hamburgo anunciou a suspensão do avançado Jean-Luc Dompé, “até nova ordem”, na sequência de um episódio de condução sob o efeito do álcool. A decisão foi comunicada esta quinta-feira pelo clube, após uma “conversa esclarecedora” entre o jogador e a direção desportiva do atual 14.º classificado da Bundesliga.

Em comunicado, o Hamburgo sublinhou que foi “claramente enfatizada a responsabilidade de Dompé enquanto profissional, exemplo e representante do clube”, acrescentando que eventuais sanções adicionais serão decididas após novas deliberações internas.

A suspensão surge a dois dias do encontro frente ao Bayern Munique, marcado para sábado, às 18:30, e representa uma resposta do clube a um “comportamento gravemente inadequado” por parte do jogador francês.

Jean-Luc Dompé, de 30 anos, foi intercetado pela polícia na manhã do último domingo durante uma operação de fiscalização rodoviária. No controlo, os agentes detetaram a presença de álcool num teste de alcoolemia. O incidente tinha sido inicialmente avançado pelo jornal Bild.

Em declarações à agência SID, a polícia confirmou que, no âmbito da suspeita de ter ultrapassado um sinal vermelho, um condutor de 30 anos foi submetido a um controlo. “Com base no resultado de um teste voluntário de alcoolemia, foi recolhida uma amostra de sangue”, cujo resultado ainda se encontra pendente. A carta de condução do suspeito foi apreendida.

"O suspeito é ainda acusado de, após ser libertado da esquadra, ter apanhado um E-Scooter e afastado-se do local. Em ambos os casos, decorrem agora investigações criminais contra o jogador de 30 anos." Para conduzir E-Scooters aplicam-se os mesmos limites de álcool que para automóveis.

Não é o primeiro incidente

Este é já o segundo episódio envolvendo Jean-Luc Dompé ao volante desde a sua chegada a Hamburgo. Em 2023, o jogador esteve envolvido num acidente causado por excesso de velocidade, tendo embatido numa paragem de autocarro. Na altura, o Ministério Público de Hamburgo investigou o caso por suspeita de fuga ao local do acidente, e o Hamburgo aplicou-lhe uma multa considerada “significativa”.

Na sequência desse episódio, Dompé assumiu a responsabilidade pelo sucedido. “Não estive à altura da minha responsabilidade nesta situação. Lamento profundamente. Peço desculpa à minha equipa, ao cube e aos seus adeptos, que certamente esperam outro tipo de comportamento de um colega e jogador da equipa principal”, declarou então o avançado.