Jogador do mês Flashscore: Boniface, o avançado que mantém o Leverkusen no topo da Liga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jogador do mês Flashscore: Boniface, o avançado que mantém o Leverkusen no topo da Liga
Boniface tornou-se rapidamente o líder inabalável do ataque do Leverkusen
Boniface tornou-se rapidamente o líder inabalável do ataque do Leverkusen
Profimedia
Há um mês, poucos o conheciam, mas agora todos os defesas da Alemanha têm medo dele. O nigeriano Victor Boniface descolou como um cometa com a camisola do Leverkusen. Nos últimos 14 meses, conseguiu uma transferência para o Bodö/Glimt, da Noruega, uma passagem bem-sucedida pelo Royale Union SG, da Bélgica, e uma transferência para a Bundesliga, onde marcou seis golos e deu duas assistências como jogador do atual líder Leverkusen. Em setembro, simplesmente brilhou e tornou-se o Jogador do Mês, escolhido pelos analistas da empresa checa 11Hacks, com base nos dados.

Boniface tem sido um elemento-chave do desempenho ofensivo do Leverkusen até agora. A equipa do treinador Xabi Alonso marcou 20 golos nos primeiros seis jogos, o mesmo número que o Bayern de Munique. A sua força ofensiva é também confirmada pela métrica de golos esperados (xG), que avalia a qualidade e o volume das oportunidades de golo criadas.

De acordo com esta métrica, o Leverkusen mantém uma média de 2,08 golos esperados por jogo, o terceiro melhor resultado atrás do Bayern (2,24) e também do Friburgo (2,11), cujos jogadores, no entanto, falham frequentemente na finalização. Do total de golos esperados do Leverkusen, as oportunidades de Boniface representam uns impressionantes 47%. Jonas Wind (Wolfsburgo), Omar Marmoush (Frankfurt) e Loïs Openda (Leipzig) são atualmente melhores, representando 49% do total de xG das suas equipas.

Sem ser uma comparação direta, Boniface cria a intensidade em campo com os seus movimentos que, por exemplo, Darwin Nuñez do Liverpool produz. Um caos no bom sentido. O corpulento atacante nigeriano, por exemplo, tem uma média de 6,2 remates à baliza por jogo. Uma média de pouco mais de três tentativas é suficiente para estar entre os 10% dos nove melhores das melhores Ligas do mundo.

Um mapa dos remates de Boniface nesta época da Bundesliga.
11Hacks/Flashscore

Isso também é bem ilustrado por uma comparação entre os melhores jogadores da atual temporada da Bundesliga, na qual os outros atacantes mantêm uma distância respeitável de Boniface. O trio formado por Serhou Guirassy, Harry Kane e Tomas Cvančara ronda os 3,5 remates por jogo. Por esmagadora maioria, o nigeriano também domina o número de toques com a bola dentro da área adversária. Ele tem uma média de 10 por jogo, dois a mais que o já citado Guirassy. Kane tem seis e Openda, cinco.

E não é de surpreender que exista uma diferença semelhante entre Boniface e os outros também no número de remates que cria sozinho, ou seja, sem a ação prévia de um colega de equipa. Após seis rondas, é quase certo que os seus números não serão tão dominantes a longo prazo, mas dão uma boa imagem do seu estado de espírito atual e da rapidez com que se adaptou à nova competição.

Agora, o mais importante. Quantas oportunidades de qualidade está a criar com a sua atividade e qual é a qualidade da sua movimentação na área? A resposta é clara. Apenas Wind, do Wolfsburgo, criou mais oportunidades de golo até agora, mas a diferença entre os dois jogadores não é grande. Enquanto o dinamarquês de 24 anos tem 0,80 golos esperados por jogo, Boniface marcou 0,76 até agora. E com um xG geral de 5,34, marcou seis golos.

Bundesliga 2023/24. Eixo X = golos esperados (excluindo penáltis) por jogo, eixo Y = número médio de remates por jogo
11Hacks/Flashscore

Além disso, dado o elevado volume de remates e a atividade no último terço, a sua contribuição para os golos parece sustentável a longo prazo. Embora Sehrou Guirassy esteja no topo da tabela de marcadores da Bundesliga com 10 remates certeiros, é preciso lembrar que ele ultrapassou o limiar dos dois dígitos com apenas 4 golos esperados e os seus 45% de remates convertidos não são uma frequência sustentável. Boniface está entre os melhores marcadores apesar de ter convertido apenas 16% das suas tentativas, um número bastante mediano.

Leverkusen acertou no jackpot

O jovem avançado não estava entre os melhores finalizadores, mesmo durante os seus compromissos anteriores. Na Bélgica, marcou nove vezes, com 11 golos esperados, enquanto na Noruega 15 e 13 dos seus remates chegaram à baliza. O número relativamente elevado de tentativas de remate de ângulo aberto ou de fora da área dos dezasseis, juntamente com as oportunidades perdidas, será muito provavelmente algo que não evitará para o resto da sua carreira.

Por exemplo, no último jogo do campeonato contra o Bayern, trabalhou incansavelmente para finalizar em todas as oportunidades, mas acabou por não falhar nenhum dos seus oito remates. Ao mesmo tempo, ainda tem apenas 22 anos e está a passar por um período muito turbulento na carreira, então é possível que ganhe gradualmente mais serenidade. Se isso não acontecer, não é um grande problema, porque também tem chances de marcar em zonas centrais mais perigosas dentro da área, o que é uma habilidade crucial para um atacante.

Tanto na Noruega como na Bélgica, mostrou que tinha um jogo muito bom de costas para a baliza, que os seus companheiros de equipa exploravam frequentemente. O Leverkusen tem feito isso um pouco menos até agora, e o número de posses de bola de Boniface nessas situações está abaixo da média. No que diz respeito à criatividade, Boniface mostrou na época passada que sabe jogar entre linhas e que tem uma boa capacidade de criar oportunidades a partir do meio-campo e, sobretudo, a partir da zona central junto à baliza.

Não tem tantas oportunidades no Leverkusen, pois é um dos nove mais eficazes, mas já conseguiu fazer duas assistências para golo. Os seus resultados na métrica de assistências esperadas estão acima da média na Liga.

Negociar no mercado por avançados de topo é extremamente difícil neste momento por uma série de razões, mas até agora o Leverkusen parece ter sido muito inteligente durante a janela de transferências e está a colher os frutos do seu investimento de 21 milhões de euros desde o início. Mesmo que Boniface ainda pareça um diamante em bruto, encaixou-se rapidamente na equipa ofensiva e fará a sua presença ser notada muitas outras vezes nesta temporada.