Mais

Jonathan Tah quer liderar no Bayern: “Assumir responsabilidades é uma honra”

Jonathan Tah, novo reforço do Bayern
Jonathan Tah, novo reforço do BayernFRANK HOERMANN/SVEN SIMON / SVEN SIMON / dpa Picture-Alliance via AFP

Jonathan Tah, recém-chegado ao Bayern Munique, quer viver no seu novo clube as mesmas emoções intensas que experimentou no Bayer Leverkusen, onde conquistou o primeiro campeonato da sua carreira em 2024.

“É exatamente para isso que estou aqui”, afirmou o defesa de 29 anos à revista oficial do clube bávaro, 51. “Ganhar a Bundesliga foi o momento mais fixe da minha carreira. Estava como num transe.”

No Bayern, Tah assume desde já a ambição de ser uma referência no balneário: “Quero assumir responsabilidades. Essa é a expetativa do clube, da equipa, mas, acima de tudo, é a minha própria expetativa.”

Apesar da pressão, o internacional alemão encara essa responsabilidade como “uma honra”. Contudo, sublinha que primeiro precisa de ganhar espaço: “É preciso ter bom desempenho. O resto vem com o tempo, com os jogos, com muitas sessões de treino, dentro e fora de campo.”

Capitão suplente de Lukas Hradecky no Leverkusen, Tah traz essa experiência para Munique, mas com humildade: “Encaro esta tarefa com respeito e com tudo o que me torna especial. A minha mudança para o Bayern foi uma decisão muito pensada. Senti que era hora de procurar um ambiente completamente novo.”

O central garante que, quando a sua passagem pelo Bayern terminar, quer ser lembrado como “alguém autêntico, que foi corajoso, que tentou sempre assumir responsabilidades e que deu tudo pelo FC Bayern”.