O primeiro campo arranca já este domingo, em Rottweil, terra natal de Kimmich, situada a sudoeste de Estugarda, e contará com a participação de 120 rapazes e raparigas.
“Da Floresta Negra para a Bundesliga. Claro que seria bom se pudéssemos contribuir para isso enquanto academia”, afirmou o médio do Bayern de Munique. “Mas, no caminho até lá, também queremos transmitir valores. As crianças devem acreditar em si próprias, ser corajosas, não ter medo de cometer erros e, acima de tudo, não perder a diversão do futebol.”
Kimmich sublinha que o projeto nasceu da sua própria experiência: “Sei como é importante ter as condições certas para evoluir, tanto a nível desportivo como pessoal. É exatamente isso que quero oferecer aos jovens talentos da minha região.”
A Academia Kimmich quer dar oportunidades a jogadores promissores sem que estes tenham de abandonar o seu ambiente familiar ou o clube onde se formam, evitando que se sintam em desvantagem face aos jovens que integram os centros de rendimento da Bundesliga. O projeto apresenta-se como um complemento regional ao programa de desenvolvimento de talentos da Federação Alemã de Futebol (DFB).
O programa inclui campos de treino, sessões individuais e coletivas de desenvolvimento técnico e ainda torneios.
“Este é o poder do futebol”, destacou Kimmich. “Quero dar algo de volta à região que me formou e ajudou a ser quem sou.”