Kompany tira pressão a Musiala: "Não espero que decida jogos"

Jamal Musiala não joga pelo Bayern desde julho de 2025
Jamal Musiala não joga pelo Bayern desde julho de 2025Amanda Perobelli / Reuters

Jamal Musiala, do Bayern Munique, pode integrar a convocatória para o jogo da Bundesliga de sábado frente ao RB Leipzig, depois de quase sete meses afastado devido a uma fratura na perna e no tornozelo, revelou o treinador Vincent Kompany esta sexta-feira.

O internacional alemão de 22 anos, peça fundamental para as aspirações da seleção nacional no Mundial-2026, sofreu uma fratura da fíbula com deslocação e fratura do tornozelo após um choque com o então guarda-redes do Paris Saint-Germain, Gianluigi Donnarumma, durante o jogo do Mundial de Clubes no início de julho do ano passado.

Até esse momento, Musiala estava a realizar uma época brilhante, com 21 golos e oito assistências em todas as competições, contribuindo para a conquista do título da Bundesliga pelo Bayern.

"Se tudo correr bem hoje, o plano é que ele esteja presente", afirmou Kompany em conferência de imprensa.

Apesar da ausência de Musiala, o líder da Bundesliga tem estado a mostrar toda a sua força esta temporada.

A vitória por 3-1 frente ao Colónia na quarta-feira estabeleceu um novo recorde para a primeira metade da época, com o Bayern a somar 47 pontos e uma diferença de golos de +53. O melhor registo anterior após 17 jornadas pertencia ao Bayern de Pep Guardiola na época 2013/14, também com 47 pontos, mas com uma diferença de golos de +35. Os 66 golos marcados até esta fase constituem igualmente um novo recorde da Bundesliga.

"É evidente que o Jamal traz muita energia positiva depois de sair deste túnel escuro", disse Kompany. "Até as pequenas coisas parecem fantásticas. Digo sempre aos meus jogadores para nunca esquecerem esta sensação de regressar. Passa-se a valorizar tudo muito mais. O Jamal sente isso agora."

Kompany referiu que Musiala e o recuperado Alphonso Davies não vão ser pressionados a fazer a diferença de imediato, à medida que regressam gradualmente à competição após as suas ausências.

"Não espero que decidam jogos para nós. Quero uma boa integração com um bom desempenho e, a certa altura, que atinjam os 100%. Talvez não ao nível anterior, mas que consigam dar esse próximo passo", afirmou Kompany.

O Bayern recebe o Union Saint-Gilloise na Liga dos Campeões na próxima quarta-feira.

Acompanha o RB Leipizg - Bayern com o Flashscore