"Estamos convencidos de que devem ser criadas condições de enquadramento financeiro, jurídico e desportivo para que a Bundesliga e o futebol alemão se mantenham sempre competitivos", afirmou o diretor-geral da DFL, Marc Lenz:"Os desenvolvimentos desportivos - incluindo a promoção de jovens talentos - foram recentemente debatidos internamente na associação da liga. Temos de tirar as conclusões corretas em conjunto". O grupo de peritos irá "dar um contributo valioso" a este respeito.
Klopp e Khedira contribuirão com a sua "vasta experiência" nas principais ligas e estruturas estrangeiras. Pauli), Joti Chatzialexiou (Nuremberga) e Markus Krösche (Eintracht Frankfurt), da Comissão do Futebol, são membros do grupo de peritos, enquanto Jochen Sauer (Bayern de Munique) representa a Comissão da DFL para os Centros de Desempenho. O comité é completado por Lenz e pelo Diretor-Geral da DFB, Andreas Rettig, e outros peritos nacionais e internacionais serão consultados sobre temas específicos.
O grupo de peritos será coordenado e apoiado por Sebastian Zelichowski (Diretor de Desenvolvimento do Futebol da DFL) e Daniel Feld (Diretor dos Centros de Desenvolvimento Juvenil e de Desempenho da DFL). Em termos de conteúdo, o grupo de peritos irá"tratar da formação e integração de talentos, bem como do desenvolvimento das normas e estruturas dos clubes". Os primeiros resultados deverão ser apresentados aos comités da liga e aos clubes na primavera de 2026.
Como inovação adicional, um representante da Comissão de Futebol participará, no futuro, nas reuniões do Comité Executivo da DFL, a título consultivo, para melhorar o diálogo. Krösche ou Max Eberl (Bayern de Munique) foram nomeados pela comissão para este efeito.