Mais

Luís Díaz: O reforço do Bayern que também encantou Klopp

Luis Diaz poderá em breve agitar a Bundesliga com o Bayern
Luis Diaz poderá em breve agitar a Bundesliga com o BayernPaul Ellis / AFP

Jürgen Klopp ficou totalmente espantado. "Nunca treinei um jogador como ele", disse o então treinador da equipa do Liverpool no início de 2022 sobre o avançado Luis Díaz, chegado do FC Porto. O colombiano é "um jogador incrível", entusiasmou-se Klopp, "toda a gente consegue ver a sua alegria e amor pelo futebol. Ele não pára de sorrir nos treinos". Esse sorriso agora também está pronto para encantar o FC Bayern.

O campeão alemão de futebol está disposto a pagar até 75 milhões de euros pelo extremo-esquerdo colombiano, que deverá assinar contrato com o clube de Munique até 2029. Muito dinheiro para um atacante de 28 anos que já sofreu uma grave lesão no joelho, incluindo um revés, e jogou pelo menos 50 partidas competitivas nas últimas duas temporadas. Muitos adeptos Bayern temem um segundo caso de Sadio Mané, que chegou dos Reds em 2022 como uma suposta superestrela - e fugiu após apenas um ano de desilusão.

Há certamente paralelos. Ambos os jogadores têm os seus pontos fortes no um contra um e preferem entrar pela esquerda, enquanto ambos tendem a ser mais reservados fora do campo. Díaz cita a "modéstia" como o seu maior ponto forte, enquanto Klopp elogia a sua irreprimível "fome de sucesso". Díaz sabe"que é preciso lutar para conseguir o que se quer".

Não é de admirar. O jogador, que aos 18 anos ainda era magrinho e nem chegou a jogar num clube profissional, vem de La Guajira, a região mais pobre da Colômbia. Lá, muitas crianças passam fome, principalmente as de grupos indígenas como os Wayúu, dos quais Díaz também faz parte. Ele disse uma vez que seu estilo de jogo reflete "as raízes". Descalço e em superfícies esburacadas, imitou o seu modelo Ronaldinho e adquiriu a sua técnica e tenacidade.

Em 2019, Lucho mudou-se para o FC Porto e ganhou espaço na seleção da Clômbia onde se tornou o melhor marcador da Copa América de 2021, a par de um certo Lionel Messi, antes de se mudar para o Liverpool em janeiro de 2022. Os adeptos rapidamente o acolheram no seu coração. Dedicaram-lhe a sua própria canção, ao som de "Bella Ciao", que diz que Díaz"veio para marcar".

A sua passagem pelos Reds ficou também marcada pelo rapto dos seus pais em Barrancas, a sua cidade natal, no outono de 2023. Klopp apoiou Díaz o melhor que pôde nessa altura e não se cansou de elogiar as suas qualidades.

"É um talento natural", disse o treinador em maio de 2023, depois de Díaz ter regressado da lesão no joelho,"Gosto muito dele. Adoro-o.É um futebolista inteligente, movimenta-se nas zonas certas, defende com inteligência, é perigoso, rápido e atrevido". Em suma:"Um jogador muito especial".

Os números de Luis Díaz
Os números de Luis DíazFlashscore