Mais

Markus Krösche: O mágico por detrás dos milhões do Eintracht Frankfurt

Markus Krösche é o mágico por detrás dos milhões do Frankfurt.
Markus Krösche é o mágico por detrás dos milhões do Frankfurt.ČTK / DPA / Sebastian El-Saqqa

O Eintracht Frankfurt volta a arrecadar muitos milhões de euros. No entanto, o mágico Markus Krösche tem de ser criativo para sobreviver na Bundesliga.

Para homenagear o mago dos números do Eintracht Frankfurt, Lothar Matthäus foi à prateleira de cima.

"Markus Krösche é o rei das transferências", disse o recordista internacional na Sky Sport. Krösche acabou de trazer ao Eintracht mais um ganho inesperado, com a venda do avançado Hugo Ekitiké por 95 milhões de euros, ao Liverpool, e reforçou o seu estatuto de treinador de alto nível, e as suas habilidades já estão a ser exigidas novamente no lado das compras.

Apesar de estar impressionado com "a calma das pessoas envolvidas no trabalho de Krösche", Matthäus observa, com razão, que a venda do francês Ekitiké é "acima de tudo um enfraquecimento desportivo".

Apesar da calma reinante, o Frankfurt terá de compensar a perda de 30 golos na Bundesliga após a saída de Ekitiké e de Omar Marmoush no inverno, para o Manchester City.

No entanto, se olharmos para a história recente do clube, vemos que não há motivos para preocupação. O ambiente em Frankfurt é, acima de tudo, inspirador nos últimos anos.

 "Sempre disse que o Frankfurt - o Bayern provavelmente não vai querer ouvir isso agora - viveu completamente esse 'sentimento Mia-san-Mia' nos últimos quatro anos", disse Matthäus. Tudo em Frankfurt parece "profissional, calmo e claro".

Quase 500 milhões em seis anos

Em termos desportivos, nem mesmo as saídas de jogadores importantes, como Marmoush, Randal Kolo Muani, Willian Pacho e Jesper Lindström, tiraram as águias do rumo nos últimos tempos. Os novos jogadores sempre deram nas vistas e a Eintrachft Frankfurt estabeleceu um modelo de sucesso: contratar jogadores a baixo custo (ou de graça), desenvolvê-los mais e vendê-los a um preço elevado. Desde 2019, sete jogadores geraram receitas de 445 milhões de euros.

Desta vez, Krösche comprou uma peça potencial do puzzle com o internacional Jonathan Burkardt, mesmo antes de o acordo de Ekitiké ter sido finalizado, nos rivais da Bundesliga, o Mainz. Não seria surpreendente ver outra força ofensiva, talvez ainda desconhecida, ao lado das contratações de inverno, Elye Wahi e Michy Batshuayi, que até agora têm sido inconsistentes. Com o sucesso atual, Krösche deve manter o seu método.

E se ele não encontrar um novo tesouro rapidamente? Então, talvez um dos numerosos jovens seja o foco. Afinal de contas, o plantel do Eintracht está repleto de talentos. Além de Nnamdi Collins (21 anos), Nathaniel Brown (22 anos) e Ansgar Knauff (23 anos), que atuam pela seleção sub-21, Can Uzun (19 anos) e o sueco Hugo Larsson (21 anos) também marcaram presença na última temporada. A próxima megatransação parece ser apenas uma questão de tempo.

Um fluxo constante de dinheiro e o sucesso desportivo ocasional são "objetivos e sonhos que muitos clubes da Bundesliga não alcançam", disse Matthäus: "Sucesso, lucros de transferências e uma multidão feliz: o que mais se pode querer?"

Talvez outro diamante em bruto.