Mais

Milhares de adeptos protestam em Leipzig contra medidas de segurança mais rigorosas

Protesto de adeptos em Leipzig
Protesto de adeptos em LeipzigProfimedia

Vários milhares de adeptos alemães de futebol manifestaram-se este domingo em Leipzig contra o reforço das medidas de segurança nos estádios. Sob o lema "O futebol é seguro! Basta de populismo – Sim à cultura dos adeptos!", o protesto foi dirigido contra a intenção, temida pelos adeptos, da Conferência dos Ministros do Interior (IMK) de adotar uma postura mais dura em torno dos estádios no futuro.

Os adeptos reuniram-se no final da manhã na Willy-Brandt-Platz, em frente à estação central. A polícia esteve presente com um grande contingente, incluindo helicópteros. Em Leipzig, na segunda-feira, realiza-se o decisivo jogo de qualificação para o Mundial da seleção alemã frente à Eslováquia, com o hotel da equipa (Westin) visível a partir do local de início da manifestação.

Redes nacionais de adeptos, incluindo a associação Unsere Kurve e a coligação Aktiver Fußballfans, criticaram fortemente, numa declaração antes da manifestação, a atuação do "Bund-Länder-offene-Arbeitsgruppe" (BLoAG). Nos últimos meses, representantes da política, da polícia, da Federação Alemã de Futebol (DFB), da Bundesliga (DFL) e do Gabinete de Coordenação dos Projetos de Adeptos (KOS) discutiram, a convite da IMK, a segurança nos estádios de futebol no âmbito da BLoAG.

Política exige medidas de segurança mais rigorosas

Segundo as discussões realizadas até agora, os planos do DFB e da DFL incluem, entre outros pontos, o reforço dos responsáveis pela segurança e dos diretores de eventos nos clubes, tanto em termos de pessoal como de estrutura. Além disso, está prevista a criação, na federação, de uma instância central para supervisão jurídica e técnica relativamente às proibições de entrada nos estádios. O objetivo do DFB e da DFL é manter o elevado nível de segurança nos estádios, reduzir as horas de intervenção policial e preservar a cultura única dos adeptos na Alemanha.

Políticos e polícia têm criticado regularmente, nos últimos tempos, o que consideram ser uma aplicação inconsistente das proibições de entrada nos estádios. Segundo notícias da comunicação social, políticos da área da segurança interna estão a debater a introdução de bilhetes personalizados e o endurecimento das diretrizes relativas às proibições de entrada. A próxima reunião da IMK está agendada para o início de dezembro, em Bremen.