Mais

Negócios à la Frankfurt: Lucro superior a 300 milhões são prova do trabalho bem feito

Marmoush enriqueceu os cofres do Frankfurt
Marmoush enriqueceu os cofres do FrankfurtProfimedia / ČTK / imago sportfotodienst / Marc Schueler
Ultimamente, há cada vez mais pessoas a dizer que o futebol é um negócio. Os representantes da velha guarda podem discordar, mas os clubes e os dirigentes modernos sabem muito bem o que estão a fazer. O Eintracht Frankfurt é um belo exemplo disso, pois num período não muito distante mostrou algumas jogadas brilhantes no mercado de transferências e encheu os seus cofres de forma adequada. Preparámos uma lista das transferências que lhe renderam os maiores lucros em comparação com os preços originais dos jogadores.

1. Randal Kolo Muani

Chegada: julho de 2022 do Nantes / gratuito

Saída: setembro de 2023 para o PSG / 95 milhões de euros

O Frankfurt descobriu a sua maior mina de ouro num avançado que talvez fosse mais conhecido apenas pelos adeptos da Bundesliga antes do Mundial-2022, mas que, depois, todo o mundo do futebol já conhecia. No entanto, não entrou para a história do desporto como gostaria.

Até hoje, ainda deve estar assombrado pelo momento, nos últimos segundos do prolongamento do jogo final contra a Argentina, em que o seu golo poderia ter pendurado as medalhas de ouro ao pescoço dos franceses no Catar e permitir-lhes defender o título. No entanto, acertou no guarda-redes Emiliano Martínez numa oportunidade de ouro e o resto é história...

No entanto, isso não alterou o facto de, durante a época de 2022/23, ter conseguido um recorde de 15 remates certeiros e 11 assistências para golo em 32 duelos na Bundesliga e, antes da nova época, o Eintracht ter cobrado ao PSG uns belos 95 milhões de euros por ele. Não mostrou grande capacidade de remate em Paris, um ano e meio passou e Kolo Muani já está emprestado à Juventus.

2. Omar Marmoush

Chegada: julho de 2023 do Wolfsburg / gratuito

Saída: janeiro de 2025 para o Manchester City / 75 milhões de euros

Um registo de 5+1 acumulado em 33 jogos na Bundesliga na época 2022/23 não é provavelmente nada de inovador no ataque. É também por isso que o futebolista egípcio vai de Wolfsburgo para Frankfurt a custo zero. No entanto, o seu antigo empregador teve de esfregar os olhos e bater com a cabeça na parede ao ver a forma de Marmoush.

Com as cores do Eintracht, marcou 12 golos e fez seis assistências em 29 duelos na temporada seguinte na Bundesliga. Só na presente época é que mostrou o seu talento, quando, após 17 jogos, os números impressionantes já brilhavam ao lado do seu nome - contribuiu para 24 momentos de golo com 15 golos e nove assistências.

O jogador tem sido capaz de se esforçar como se estivesse numa passadeira rolante, exatamente o que os Citizens, que enviaram para a Alemanha um rio de dinheiro para o jogador natural do Cairo, precisam nos últimos tempos. Na história das chegadas ao Estádio Etihad, Marmoush é o quarto jogador mais caro. Parece que Pep Guardiola tem mais um goleador à sua disposição depois de Erling Haaland.

3. Luka Jovic

Chegada: julho de 2019 do Benfica / 22,3 milhões de euros

Saída: julho de 2019 para o Real Madrid / 63 milhões de euros

Antes da sua transferência permanente para Frankfurt e posterior transferência para o Real, o clube alemão tinha o avançado sérvio num contrato de empréstimo de dois anos. Durante a época de 2018/19, Jovic marcou uns impressionantes 17 golos no campeonato e somou cinco assistências. A sua fase na Liga Europa foi muito mais brilhante - conseguiu um registo de 10+1 em 14 jogos e levou a sua equipa até às meias-finais.

O feito não passou despercebido aos dirigentes do Real Madrid, que transferiram 63 milhões de euros da capital espanhola para a conta do Eintracht para o então temido mágico. Assim, o clube da Bundesliga ganhou 40,7 milhões de euros com as transações relacionadas ao jogador sérvio. No entanto, Jovic não voltou a jogar bem desde então...

4. Sébastien Haller

Chegada: julho de 2017 do Utrecht / 12 milhões de euros

Saída: julho de 2019 para o West Ham / 50 milhões de euros

5. Willian Pacho

Chegada: julho de 2023 do Royal Antwerp / 13,7 milhões de euros

Partida: agosto de 2029 para o PSG / 40 milhões de euros

6. Jesper Lindström

Chegada: julho de 2021 do Bröndby / 7 milhões de euros

Partida: agosto de 2023 para o Nápoles / 30 milhões de euros

7. André Silva

Chegada: setembro de 2020 do AC Milan / 3 milhões de euros

Partida: julho de 2021 para o Leipzig / 23 milhões de euros

No total para os 7 jogadores mencionados:

Pagos: 58 milhões de euros

Cobrado: 376 milhões de euros

Lucro: 318 milhões de euros