Guirassy marcou apenas mais um golo na Bundesliga desde os quatro que apontou nas três primeiras jornadas, e isso já foi no final de outubro. Também no empate 3-3 frente ao Eintracht Frankfurt no arranque do ano, o avançado de 29 anos passou despercebido e ainda cometeu uma grande penalidade. "Todos os avançados passam por fases destas. Faz parte do futebol. É claro: continuo a apoiá-lo", afirmou Kovac, que começa a enfrentar um dilema.
Por um lado, o técnico de 54 anos quer continuar a confiar naquela que já foi a sua maior garantia de golos, mas por outro também pretende premiar o bom rendimento. O desafiante Fábio Silva surge como primeira opção para dar a Guirassy uma pausa no banco na terça-feira frente ao Werder Bremen. "Ele está com fome de jogar e à espera da sua oportunidade. E como treinador, chega um momento em que tens de ser justo", avaliou o recordista de internacionalizações Lothar Matthäus na Sky: "Se Guirassy vai aceitar isso, é a grande questão."
O avançado internacional pela Guiné tem reagido com irritação às substituições e desmotiva-se facilmente em campo. "Parece triste, não joga com alegria", comentou Matthäus: "Guirassy, neste momento, claramente não está com a cabeça totalmente no jogo. Não sei o que o distrai. Talvez pense demasiado." O conselho do antigo campeão do mundo: "Deve pensar menos e voltar a marcar golos", disse Matthäus.
Na época passada, Guirassy marcou 38 golos em todas as competições, e Kovac manteve sempre total confiança no seu goleador, apesar da seca. Mas até o treinador começa a ficar sem argumentos. "O Fábio, depois de entrar, agitou muito o jogo. E foi uma decisão difícil. Podia ter lançado um ou outro mais cedo, ou até de início. Hoje optei pelo Serhou", explicou Kovac após o jogo em Frankfurt.
"Ele não pode ter desaprendido tudo", afirmou Matthäus. E também os seus colegas de equipa recusam dramatizar. "O Serhou trabalha todos os dias com empenho. Faz muitos movimentos que antes não fazia", disse o defesa-central Waldemar Anton: "É só uma questão de tempo até voltar a marcar."
Se terá esse tempo, será Kovac a decidir.

