O talento de Said El Mala no Colónia já não passa despercebido na Europa

Said El Mala a tentar ultrapassar Arthur e Quansah Jarell do Leverkusen
Said El Mala a tentar ultrapassar Arthur e Quansah Jarell do LeverkusenJuergen Schwarz / Alamy / Profimedia

Depois de ter sido eleito "Revelação do Ano" na 3.ª divisão alemã na época passada, Said El Mala, de 19 anos, tem sido uma verdadeira surpresa na Bundesliga esta temporada, atraindo o interesse de vários grandes clubes europeus, incluindo o Manchester United e o Brighton. No entanto, caso pretendam garantir os serviços de Said, poderão ter de incluir também o seu irmão Malek no negócio.

Quando o jovem talento alemão de 14 anos Said El Mala foi considerado excedentário e acabou por ser dispensado da academia do Borussia Monchengladbach, o avançado de ascendência libanesa parecia prestes a juntar-se ao vasto grupo de jogadores que, apesar das grandes ambições, não conseguem dar o salto para o topo do futebol.

Numa entrevista recente à estação de rádio local Radio Koln, El Mala recordou como esse revés o afetou no início da carreira, admitindo, “Não foi fácil de digerir. Tudo passou de zero a cem e, de repente, estava fora. Com 14 anos, questiona-se: 'O que fiz de errado?'

O desânimo de El Mala foi tal que chegou a ponderar terminar a carreira, mas o seu irmão Malek, que também estava na academia, convenceu-o a continuar a jogar, e ambos ingressaram no TSV Meerbusch, equipa da Oberliga.

O facto de Malek ter apoiado o irmão num momento de grande angústia é revelador da relação entre ambos, já que têm agido praticamente como se fossem inseparáveis desde o início das suas carreiras no futebol.

Desde 2017, os dois irmãos, que também vivem juntos num apartamento partilhado numa aldeia residencial comunitária em Colónia, jogaram lado a lado em quatro clubes diferentes e partilham agora balneário do Colónia, na Bundesliga.

Os irmãos tornaram-se verdadeiramente dependentes um do outro, e a imprensa alemã já avançou que Said não assinará por um novo clube sem que o irmão o acompanhe.

A ascensão de Said à ribalta da Bundesliga esta época tem sido simplesmente extraordinária, e o jovem talento já lidera a tabela de melhores marcadores da sua equipa, com seis golos em 15 jogos esta temporada.

Com esta ascensão inesperada, El Mala conquistou admiradores influentes, incluindo o treinador principal do Bayern Munique, Vincent Kompany, que ficou muito impressionado com o jovem antes da vitória da sua equipa na segunda ronda da Taça da Alemanha em Colónia.

“Este miúdo tem uma aceleração inicial e depois um segundo impulso de velocidade. Isso surpreende muitos defesas, e ele consegue rematar em corrida. Aquela sensação de estar parado e, de repente, lançar um contra-ataque em força é, sem dúvida, uma qualidade que se pode aproveitar ao longo de toda a carreira”, explicou o belga após o jogo à imprensa alemã.

O gráfico de El Mala
O gráfico de El MalaOpta by Stats Perform

O entusiasmo em torno do talentoso extremo-esquerdo também não passou despercebido ao selecionador alemão Julian Nagelsmann, que premiou El Mala pelas suas exibições promissoras com a primeira convocatória para os jogos de qualificação do Mundial contra o Luxemburgo e a Eslováquia no outono.

Não foi a única vez que El Mala teve oportunidade de brilhar com as cores da Alemanha, já que integrou a equipa do torneio pelo seu contributo na campanha da Alemanha no Campeonato da Europa de Sub-19 da UEFA, tendo marcado quatro golos, o melhor registo da competição, no verão passado.

Tem sido uma ascensão meteórica para El Mala, que há apenas sete meses ainda jogava pelo Viktoria Koln na terceira divisão alemã. Mas o jovem talento passou por muitas dificuldades para chegar até aqui, já que ele e o irmão receberam nada menos do que 13 recusas de vários clubes antes de serem convidados para testes no Viktoria Koln em 2023.

Julian Nagelsmann espera muito de Said El Mala
Julian Nagelsmann espera muito de Said El MalaČTK / imago sportfotodienst / BEAUTIFUL SPORTS/Wunderl

Desde que ingressou no Viktoria, Said nunca mais olhou para trás. As suas exibições no final da época 2023/24 valeram-lhe um contrato com o clube atual, mas depois de ter sido emprestado novamente ao Viktoria na época passada, os 13 golos e cinco assistências garantiram-lhe o prémio de "Revelação da Época", da 3.ª Liga.

Quando avança no terreno, o jovem de 19 anos tem o hábito de abrandar apenas para, de imediato, acelerar novamente e surpreender os adversários. Tem uma capacidade incrível de controlar a bola nos espaços mais apertados e de se afastar dos oponentes, tornando-o ideal como extremo, além de avançado.

Todas estas qualidades fazem com que El Mala possa conquistar um lugar na seleção alemã para o Mundial do próximo ano, mesmo tendo recusado inicialmente atender a chamada de Nagelsmann quando o selecionador alemão tentou contactá-lo para lhe comunicar a primeira convocatória no outono.

“Normalmente não atendo se não reconheço o número”, contou o jovem à Sky. “Depois, ele enviou-me uma mensagem: ‘Olá, Julian Nagelsmann aqui, por favor liga-me de volta.’ Mostrei a mensagem ao meu irmão e percebi logo: devo ter sido convocado.”

Pelas exibições promissoras de Said neste outono, não é de admirar que muitos dos principais clubes europeus estejam atentos ao jovem prodígio.

O Colónia não tem ilusões de que conseguirá manter Said, com vários clubes de renome a posicionarem-se para garantir a sua assinatura num contrato milionário. “Não nos iludamos; sabemos que provavelmente não estará aqui nos próximos 15 anos,” admitiu recentemente o treinador principal Lukas Kwasniok. “Temos de o desenvolver com cuidado e, um dia, vendê-lo por uma quantia inacreditável.”

O Colónia ocupa atualmente a 11.ª posição antes de iniciar a campanha da primavera na Bundesliga, com um jogo fora frente ao Heidenheim a 10 de janeiro.