O Mainz 05, lanterna-vermelha da Bundesliga, separou-se do treinador Bo Henriksen esta quarta-feira, depois de oito jogos consecutivos sem vencer. Já no domingo à noite, o diretor desportivo Niko Bungert tinha anunciado uma análise aprofundada à situação desesperante e recusou manifestar apoio ao treinador Henriksen.
Após dois dias de intensas deliberações, ficou agora decidido: a pesada derrota por 0-4 frente ao Friburgo, em que o Mainz 05 conseguiu apenas um remate à baliza em 90 minutos, foi a gota de água para o dinamarquês.
O técnico de 50 anos foi afastado do cargo de treinador principal e será rendido de forma interina pelo treinador dos sub-23, Benjamin Hoffmann.
"O Mainz 05 deve muito a Bo Henriksen. Numa situação aparentemente sem saída, conseguiu unir o clube e toda a cidade, guiando-nos para a permanência com a sua abordagem empática e apaixonada, e até à promoção para a Liga Conferência um ano depois", afirmou o diretor desportivo Christian Heidel num comunicado do clube.
"No entanto, no futebol há sempre desenvolvimentos que exigem uma reorientação por motivos desportivos – mesmo que todos tenham trabalhado arduamente até ao fim para encontrar soluções. Em conjunto com o Bo chegámos à conclusão de que atingimos esse ponto, mesmo que esta separação custe muito", acrescentou.
Bo Henriksen conseguiu tirar o Mainz 05 da zona de despromoção durante a época 2023/24, feito alcançado pouco depois de ter sido nomeado em fevereiro de 2024.
