Steffen perdeu por pouco a subida à Bundesliga com o Elversberg no play-off de despromoção, na segunda-feira, com a decisão a ser tomada nos descontos. O jogador de 56 anos levou o clube da aldeia da Regionalliga Südwest para a segunda divisão em dois anos. Steffen é considerado um promotor de jovens talentos.
"Horst convenceu-nos absolutamente nas conversações, tanto em termos de conteúdo como de pessoa. Ele fez um excelente trabalho no Elversberg nos últimos sete anos. Horst representa um futebol ofensivo e atraente e uma gestão de equipa muito boa e clara", disse o diretor-geral do futebol do Werder Bremen, Clemens Fritz: "Estamos convencidos de que estamos bem equipados para começar a nova temporada com ele".
O Werder "reuniu-se com várias pessoas, trocou ideias". "No final, ainda tínhamos dois candidatos", mas Steffen era"a solução preferida", disse Fritz. O treinador de longa data do Elversberg vai agora tirar umas férias. "Só o contactaremos em caso de emergência", prometeu Fritz.
Werner foi dispensado na terça-feira, depois de ter anunciado que não iria renovar o seu contrato com o Bremen, que vai até 2026. Este é o primeiro cargo de treinador de Steffen na Bundesliga.
"Quando o Werder me convidou, foi inicialmente um grande reconhecimento para mim e para o meu trabalho. Nas conversações, os responsáveis mostraram-me muito apreço e mostraram-me o que o clube tem planeado para os próximos anos", afirmou:"Esta troca convenceu-me em absoluto e decidi-me rapidamente pelo Werder. O Bremen tem uma boa equipa, com potencial e que se desenvolveu muito bem na Bundesliga nos últimos três anos. Gostaria de continuar este desenvolvimento juntamente com os jogadores".