No fim de semana, Max Eberl deverá ter seguido com entusiasmo, a partir de Tegernsee, os acontecimentos no continente asiático. O Liverpool está em digressão com Luis Díaz, jogador que está no topo da lista de desejos do Bayern de Munique, a par de Nick Woltemade. Ao contrário do caso do avançado do Estugarda, parece haver avanços na possível transferência de Díaz para Munique, podendo mesmo haver novidades antes do arranque dos treinos na próxima terça-feira.
Durante o jogo de preparação do Liverpool frente ao AC Milan, em Hong Kong (derrota por 2-4), Luis Díaz limitou-se a assistir da bancada. O extremo de 28 anos foi poupado, alimentando ainda mais os rumores sobre uma possível saída.
“Há muitos rumores sobre o futuro dele neste momento. Não posso comentar mais do que isso. Está a treinar muito bem, mas, dadas as circunstâncias, decidimos não utilizá-lo neste jogo”, explicou o treinador dos reds, Arne Slot.
A possível transferência do internacional colombiano para o Bayern de Munique tem sido amplamente especulada nas últimas semanas. O valor da operação deverá rondar os 75 milhões de euros. O Liverpool já terá recusado uma primeira proposta de 67,5 milhões apresentada pelo campeão alemão, mas uma decisão final poderá surgir nos próximos dias.
Ainda assim, trata-se de uma quantia elevada para um futebolista numa fase mais avançada da carreira. Mas a pressão sobre o diretor desportivo Max Eberl e o seu homólogo Christoph Freund é grande, especialmente após as saídas de Thomas Müller (para os EUA), Leroy Sané (Galatasaray), Eric Dier (AS Monaco) e Mathys Tel (Tottenham), bem como as rescisões de contrato com Florian Wirtz e Nico Williams. A exigência de resultados é clara.
Luis Díaz parece ser a aposta para responder a essa necessidade, mas o cenário é mais complicado no caso de Nick Woltemade. O jovem talento realizou no fim de semana os exames médicos obrigatórios no Estugarda e deverá seguir com a equipa para o estágio de pré-temporada, esta segunda-feira, em Tegernsee, precisamente a terra natal de Eberl e do presidente honorário do Bayern, Uli Hoeneß.
A participação no Mundial de Clubes é um estímulo para o Bayern
Embora ambos os clubes estejam interessados em alcançar uma solução rápida, de modo a não comprometer os preparativos para a nova época, um acordo parece, para já, pouco provável. O Bayern de Munique aumentou recentemente a sua proposta para 50 milhões de euros mais bónus, mas o Estugarda só está disposto a iniciar negociações por um valor a partir dos 65 milhões.
Independentemente de Nick Woltemade fazer ou não parte do plantel, os objetivos do Bayern para a nova temporada estão bem definidos após três semanas de pausa. “Podemos contar com o FC Bayern, já vimos isso”, sublinhou o capitão Manuel Neuer, após a eliminação nos quartos de final do Campeonato do Mundo de Clubes frente ao Paris Saint-Germain (0-2).
Segundo o guarda-redes, a equipa bávara pretende transformar esse desaire em motivação: “Vamos aproveitar este jogo para dizer: agora, mais do que nunca. Queremos voltar a atacar na Europa, reconquistar a Bundesliga e a Taça da Alemanha.”
Para Max Eberl, os jogos realizados nos Estados Unidos também serviram para mostrar “o que este clube pode fazer e o que este clube quer”. E, acima de tudo, o Bayern quer regressar ao topo da Liga dos Campeões. Para isso, o plantel (já de luxo) terá de ser reforçado.
No entanto, Eberl e Christoph Freund caminham numa linha fina: o poderoso conselho de supervisão exige contenção financeira ao mesmo tempo que espera resultados desportivos de topo. Além disso, o treinador Vincent Kompany enfrenta o desafio de integrar melhor os talentos oriundos da formação, como Jonah Kusi-Asare, Lennart Karl e Paul Wanner.
Até ao momento, Jonathan Tah e Tom Bischof foram contratados a custo zero. Por outro lado, João Palhinha, Min-Jae Kim, Raphael Guerreiro, Bryan Zaragoza e Sacha Boey são vistos como possíveis saídas neste mercado. Todos eles, no entanto, são esperados esta terça-feira para os habituais exames de desempenho em Säbener Straße. A primeira sessão de treino no relvado está marcada para quarta-feira à tarde.
Entre os ausentes estarão os lesionados de longa duração Jamal Musiala, Alphonso Davies e Hiroki Ito. Já Luis Díaz, que poderá reforçar o plantel nas próximas horas, poderá juntar-se em breve.