Após o empate na Liga dos Campeões frente ao claro outsider Bodo/Glimt (2-2), o internacional alemão criticou publicamente os seus colegas de equipa e apontou a falta de "mentalidade vencedora". Segundo Sammer, esta crítica foi recebida de forma "muito diferente" pelos dirigentes da Borussia: "Mas se esse não fosse o problema do Borussia Dortmund e todos o reconhecessem, então não teríamos esse problema. É bastante simples."
De forma indireta, Sammer também apontou à direção do clube. "Na perceção do que ele faz, há pessoas com excelentes qualidades de carácter, mas sem capacidade de liderança. Essas pessoas ficam naturalmente assustadas de início", afirmou o antigo jogador, de 58 anos. Sammer não revelou a quem se referia.
O campeão europeu de futebol em 1996 acredita que uma abordagem mais crítica faria o BVB evoluir. "Ao clube não falta harmonia. O Borussia Dortmund é viciado em harmonia. É isso que cria a ligação e o amor com as pessoas", explicou Sammer. Se o BVB quiser "dar o próximo passo", a "crítica construtiva" irá "melhorar" o clube.
