Younes Ebnoutalib, avançado do Eintracht Frankfurt: “Em Itália fui tratado como um cão”

Younes Ebnoutalib, avançado do Eintracht Frankfurt, em ação perante Emre Can, do Borussia Dortmund
Younes Ebnoutalib, avançado do Eintracht Frankfurt, em ação perante Emre Can, do Borussia DortmundREUTERS

Younes Ebnoutalib, antes da sua rápida ascensão como avançado na Bundesliga, pelo Eintracht Frankfurt, também passou por momentos muito difíceis. Em Itália, no Perugia, foi colocado, com apenas 18 anos, num verdadeiro apartamento degradado: “Éramos dez. Num daqueles prédios enormes, com uma casa de banho cheia de bolor e infestada de baratas."

Ao contrário do que tinha sido prometido por um empresário pouco fiável, acabou na equipa sub-19 do Perugia, clube da Serie B e, logo no primeiro treino com os profissionais, o treinador gritou-lhe e mandou-o embora.

"Trataram-me como um cão. Pensei: acabou, nunca mais volto", contou Younes Ebnoutalib à 11Freunde.

No entanto, teve mesmo de voltar. No momento de assinar o contrato, foi pressionado e enganado quanto à duração do acordo.

“Um pouco como na prisão”

Juntamente com alguns amigos que viviam uma situação semelhante, passava o tempo a vaguear pela cidade: "Ficávamos felizes por cada dia que passava. Era um pouco como na prisão."

Depois da sua “fuga”, apesar de ter contrato até 2028, em 2023 recebeu ameaças de morte por telefone de um falso empresário sérvio. O seu contrato acabou por ser rescindido. Atualmente com 22 anos, Younes Ebnoutalib jogou depois no FC Gießen, na Regionalliga, até que, em janeiro de 2025, recebeu o convite do SV Elversberg, clube da segunda divisão.

Ebnoutalib marcou golos em série e, em janeiro de 2026, transferiu-se para o Eintracht Frankfurt, estreando-se logo com um golo frente ao Borussia Dortmund. Atualmente está parado devido a uma lesão no ligamento colateral do joelho.