Liga dos Campeões Africanos: Bis de Nuno Santos dá vitória a Miguel Cardoso (3-1), Pedro Soares Gonçalves vence (1-0)

Nuno Santos festeja pelo Mamelodi
Nuno Santos festeja pelo MamelodiDYLAN BUELL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Os Mamelodi Sundowns, treinador por Miguel Cardoso, vingaram os seus compatriotas sul-africanos Orlando Pirates ao derrotarem o St Eloi Lupopo, da RD Congo, por 3-1, no duelo do Grupo C da Liga dos Campeões da CAF, disputado no Estádio Loftus, este sábado. Na Tanzânia, os Young Africans, de Pedro Soares Gonçalves, levaram a melhor sobre os marroquinos do FAR Rabat, de Alexandre Santos.

Mamelodi Sundowns 3-1 St. Eloi Lupopo

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Foi uma vitória alcançada graças aos jogadores estrangeiros da equipa e, no final, com alguma tranquilidade, já que dominaram a posse de bola e as oportunidades, sendo inteiramente merecedores do triunfo.

O primeiro golo dos Sundowns surgiu logo aos cinco minutos, numa combinação portuguesa. Miguel Reisinho lançou um excelente passe longo para a área, e Nuno Santos, a fugir ao fora de jogo, rematou de primeira para o fundo das redes, marcando o seu primeiro golo pelos Brasileiros. Foi um passe mágico e um toque subtil de Santos. É precisamente este tipo de qualidade que os Sundowns procuravam ao contratar o duo português.

O Lupopo mal tinha conseguido atacar durante todo o jogo, mas chegou ao empate a um minuto do intervalo. Keanu Cupido permitiu um cruzamento da direita e Wanet Kashala desviou a bola para a baliza, sem que o guarda-redes da casa, Ronwen Williams, conseguisse evitar o golo.

Foi um verdadeiro balde de água fria para os anfitriões, que tinham dominado todos os aspetos do jogo, mas concederam logo na primeira vez que foram postos à prova defensivamente. Houve mais magia sul-americana para os Sundowns quando recuperaram a vantagem à passagem da hora de jogo. Santos e Reisinho participaram na construção, antes de o chileno Marcelo Allende disparar um remate certeiro à entrada da área, colocando a bola no canto direito da baliza.

É o primeiro golo na Liga dos Campeões Africanos desde que marcou na célebre vitória por 5-2 dos Sundowns frente ao Al Ahly em março de 2023.

Os Sundowns investiram bastante para contratar jogadores estrangeiros, mas começa agora a notar-se a sua qualidade.

O jogador da casa Tashreeq Matthews criou espaço na esquerda e o seu passe para a área foi recolhido pelo brasileiro Arthur Sales. Este rodou e cruzou de forma perfeita para a zona do segundo poste, onde Santos apareceu a cabecear de forma irrepreensível, sem hipótese para o guarda-redes Simon Omossola. Estes são os primeiros golos de Santos desde que marcou na principal liga portuguesa pelo Vitória SC frente ao Arouca em janeiro.

Os Sundowns seguem agora para a Argélia, onde vão disputar um encontro da Liga dos Campeões frente ao MC Alger e reencontrar o antigo treinador Rulani Mokwena, agora ao comando da formação do Norte de África.

O MC Alger perdeu o primeiro jogo do grupo frente ao Al Hilal do Sudão, em campo neutro no Ruanda, e estará desesperado por uma vitória, com duas jornadas da Liga dos Campeões disputadas antes da Taça das Nações Africanas em Marrocos, sendo que as equipas só voltam a jogar no final de janeiro. Seria um enorme impulso para os Sundowns entrarem nessa pausa com dois triunfos.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Young Africans 1-0 FAR Rabat

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Na Tanzânia, uma das surpresas desta primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos. O Young Africans, de Pedro Soares Gonçalves, bateu o FAR Rabat, de Marrocos, orientado por Alexandre Santos.

O duelo em Zanzibar acabou ser resolvido no segundo tempo, com Prince Dube (58’) a ser o herói do conjunto da casa.

Contas feitas, o Young Africans ganha algum lento na luta por um dos dois primeiros lugares. A equipa do técnico português está inserida no Grupo B e defronta o Kabylie na próxima ronda, sendo que o Al Ahly, poderosa equipa do Egito, é o outro elemento do agrupamento.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore