Sem o brilho de outras gerações, a seleção da Alemanha conquistou no último jogo o passaporte para o Mundial 2026. A equipa alemã chegou ao duelo contra a Eslováquia com tudo a seu favor, mas não houve qualquer relaxamento nem espaço para surpresas. 6-0 e já se pensa no verão.
Uma vitória esmagadora que serviu para confirmar o apuramento germânico e, ao mesmo tempo, para manter intacto e imaculado o histórico da Mannschaft nas qualificações europeias para o grande torneio. A verdade é que a Alemanha continua a poder orgulhar-se perante todo o Velho Continente de ser infalível.
Os alemães superaram até agora todas as fases de qualificação que disputaram, seja sob a atual designação, enquanto Alemanha Federal ou, nos primórdios do futebol, sob a bandeira do Império Alemão. Um registo perfeito que, no entanto, não se traduziu em 100% de presenças no Mundial.

Duas ausências por razões políticas
Apesar do desempenho excecional rumo aos Mundiais, a seleção da Alemanha não esteve presente nas edições de 1930 e 1950, sendo que essas ausências se deveram a motivos políticos e não desportivos.
No Mundial de 1930, o primeiro da história e para o qual não houve fase de qualificação, a Alemanha recusou o convite para o torneio, tal como fizeram várias seleções europeias, alegando os elevados custos de uma viagem de barco para atravessar o Atlântico até ao Uruguai (país anfitrião desse campeonato) numa época de profunda crise económica.
Por sua vez, para o torneio de 1950, realizado no Brasil, a equipa teutónica não pôde participar na competição devido ao seu papel na Segunda Guerra Mundial, tendo de esperar até 1954 para regressar... e fê-lo em grande, pois nesse ano, na Suíça, os alemães conquistaram a primeira dos seus quatro Mundiais (a última vitória foi em 2024, também no Brasil).
Apenas quatro derrotas em 110 jogos
No total, analisando o percurso da Alemanha em todas as fases de qualificação (incluindo o único play-off disputado em 2002), os germânicos disputaram 110 partidas, com números absolutamente impressionantes.
Nesses encontros, a Mannschaft venceu 88. Ou seja, triunfou em 80% dos jogos rumo ao Mundial. Um registo notável, acompanhado por 18 empates (16,36%) e apenas quatro derrotas (3,64%).
Na verdade, só Portugal (0-1 em outubro de 1985), Inglaterra (1-5 em setembro de 2001), Macedónia do Norte (1-2 em março de 2021) e Eslováquia (2-0 em setembro de 2025) podem orgulhar-se de ter derrotado os germânicos nesta fase.
Recorde-se que pode ler este e outros artigos da BeSoccer aqui.
