Mais

Ancelotti diz que Neymar precisa de estar na "melhor condição física" para garantir vaga no Mundial

Neymar não joga pelo Brasil desde 2023
Neymar não joga pelo Brasil desde 2023REUTERS / Thiago Bernardes
O selecionador do Brasil, Carlo Ancelotti, disse que a condição física de Neymar será crucial para a sua inclusão na seleção brasileira para o Mundial do próximo ano, após a omissão do avançado de 33 anos nos recentes jogos de qualificação.

Ancelotti deixou Neymar de fora da sua lista de 23 jogadores para as eliminatórias do Mundial, contra Chile e Bolívia, citando uma pequena lesão muscular na perna. No entanto, Neymar disse mais tarde que sua exclusão foi por motivos técnicos.

O ex-jogador do Barcelona e do Paris Saint-Germain não veste a famosa camisola amarela desde outubro de 2023, quando sofreu graves lesões nos ligamentos do joelho que têm atormentado as suas tentativas de regresso.

"Não vamos observar como Neymar joga, obviamente. Todos conhecem o seu talento", disse Ancelotti à ESPN Brasil.

"No futebol moderno, para tirar proveito do seu talento, o jogador tem de estar em boas condições físicas. Se ele estiver na sua melhor condição física, não terá problemas em estar na seleção nacional. Todos querem o Neymar na seleção em boas condições físicas. Falei com ele e disse-lhe: 'Tens tempo para te preparares da melhor maneira para estares lá e ajudares a equipa a dar o seu melhor no Mundial'", acrescentou o treinador italiano.

Neymar tem mostrado lampejos de brilhantismo desde que regressou ao seu clube de infância, o Santos, oriundo do Al Hilal, da Arábia Saudita.

No entanto, as suas dificuldades foram expostas no mês passado, quando deixou o campo em lágrimas após a derrota esmagadora de 6-0 do Santos com o Vasco da Gama.

Ancelotti disse que vê Neymar a jogar no centro, quer como médio ofensivo, quer como avançado.

"Falei com ele... Tudo está claro, a ideia continua a mesma", disse Ancelotti.

"Não pode jogar no exterior porque o futebol moderno precisa de avançados com qualidade física, é muito importante. Ele pode jogar como médio ofensivo sem problemas", explicou.

O Brasil, que já se qualificou para o Mundial no Canadá, México e Estados Unidos, estará em ação quando enfrentar Coreia do Sul num particular em Seul, em 10 de outubro.