Mais

Cristiano Ronaldo confirma retirada dentro de "um ou dois anos", próximo Mundial será o último

Cristiano Ronaldo do Al Nassr celebra após uma partida
Cristiano Ronaldo do Al Nassr celebra após uma partidaReuters / Stringer

Cristiano Ronaldo definiu um prazo para a reforma esta terça-feira, afirmando que pendurará as botas dentro de "um ou dois anos", depois de ter dito ao mundo que a sua despedida está para breve numa dica enigmática.

Ronaldo renovou contrato com o clube saudita Al Nassr até 2027, em junho, e o português de 40 anos tem como objetivo o Mundial do próximo ano, o único grande troféu que falta na sua coleção.

"Em breve, para mim, significa daqui a 10 anos... Não, estou a brincar," disse Ronaldo por videochamada durante uma cimeira global sobre turismo e investimento organizada na Arábia Saudita.

"Estou a aproveitar muito este momento. Como sabem, no futebol, quando se chega a certa idade, os meses passam a contar-se rapidamenteSinto-me muito bem neste momento. Continuo a marcar golos, ainda me sinto rápido e ágil. Estou a desfrutar do meu futebol na seleção. Mas, claro, sejamos sinceros. Quando digo em breve, provavelmente será dentro de um ou dois anos", apontou.

O avançado português, que já marcou mais de 950 golos entre clubes e seleção, estreou-se como adolescente no Sporting em 2002 e revelou numa entrevista que irá retirar-se em breve para dedicar mais tempo à família.

Mundial-2026 será o último de Ronaldo

Com Portugal prestes a garantir a qualificação para o Mundial-2026, Ronaldo confirmou que o torneio nos Estados Unidos, Canadá e México será a sua despedida no maior palco do futebol mundial.

"Definitivamente, sim, porque terei 41 anos (no Mundial)", afirmou Ronaldo, que é também o melhor marcador da história com 143 golos internacionais.

"Dei tudo ao futebol. Estou envolvido no jogo há 25 anos. Fiz de tudo, tenho muitos registos em diferentes contextos, tanto nos clubes como nas seleções. Tenho muito orgulho. Por isso, vamos aproveitar o momento, viver o presente", indicou.

Abrir caminho para Cristiano Jr.

Ronaldo disse que sabe que ficará para a história como um dos melhores jogadores de sempre. Mas será que o seu filho Cristiano Jr., que segue os seus passos ao atuar pela seleção sub-16 de Portugal, poderá ser melhor jogador do que o pai?

"Enquanto seres humanos, nem sempre queremos que alguém seja melhor do que nós. Mas desejo que os meus filhos sejam melhores do que eu. Nunca vou sentir inveja dele," afirmou.

"Não quero acrescentar pressão, porque o que desejo para ele é que seja feliz. Não importa se quer jogar futebol ou praticar outro desporto. Que seja feliz, que seja livre. Não deve sentir a pressão do pai, porque isso é demasiado. Esta é uma nova geração, uma geração diferente. Pensam de outra forma, vivem de outra forma. Mas, como pai, estou aqui para ajudá-lo a ser aquilo que quiser. Serei sempre o seu apoio", garantiu.

Quer acompanhar Ronaldo mais de perto na aplicação Flashscore? Descubra como aqui!