Mais

Data FIFA pode definir 37 apurados para o Mundial-2026

Inglaterra pode garantir a vaga caso a Sérvia não vença a Albânia
Inglaterra pode garantir a vaga caso a Sérvia não vença a AlbâniaČTK / imago sportfotodienst / IMAGO

Um total de 18 seleções já estão classificadas para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Esse número poderá subir para até 37 ao final da atual Data FIFA de outubro.

Até a próxima terça-feira, outras nove seleções devem confirmar presença no torneio, elevando o total de classificados a 27.

Na Europa, França, Espanha, Portugal, Inglaterra, Croácia, Noruega, Suíça e Eslováquia estão entre as equipas que podem garantir a vaga nos próximos dias. Apenas os líderes de cada grupo avançam diretamente ao Mundial, enquanto os segundos colocados disputarão uma repescagem.

Quatro vezes campeã mundial, a Itália tenta evitar novamente a repescagem, depois de ter caído nessa fase nas Eliminatórias para os Mundiais de 2018 e 2022, diante de Suécia e Macedónia do Norte, respetivamente.

Favoritas querem confirmar favoritismo

A França, campeã mundial em 2018 e vice há três anos, pode confirmar a sua vaga no Mundial caso vença o Azerbaijão e a Islândia, desde que os islandeses empatem com a Ucrânia.

A atual campeã europeia, Espanha, também pode garantir presença no torneio se derrotar Geórgia e Bulgária, embora dependa de outros resultados no Grupo E.

Croácia e Suíça completam a lista de seleções que podem assegurar a qualificação ainda esta semana.

A Alemanha tem pouca margem para erro no Grupo A, depois da surpreendente derrota para a Eslováquia na estreia da fase de qualificação. A equipa comandada por Julian Nagelsmann enfrenta o Luxemburgo nesta sexta-feira e, na sequência, visita a Irlanda do Norte, em Windsor Park, na segunda-feira.

Inglaterra e Portugal vivem situação bem mais confortável, com vantagem sólida nos respetivos grupos e duas jornadas ainda por disputar. Já a Noruega pode ficar a uma vitória de regressar ao Mundial pela primeira vez desde 1998, um cenário que colocaria pressão sobre a Itália, ameaçada de ficar fora do seu terceiro Campeonato do Mundo consecutiva.

Inglaterra perto da vaga

A Inglaterra deu um claro recado no mês passado ao golear a Sérvia por 5-0 em Belgrado. A equipa de Gareth Southgate mantém uma campanha impecável, sem sofrer golos em cinco jogos das Eliminatórias.

O próximo compromisso da seleção inglesa, pelo Grupo K, será apenas na terça-feira. Uma vitória sobre a Letónia, em Riga, pode garantir matematicamente a vaga no Mundial-2026, desde que a Sérvia não vença a Albânia no sábado.

A Inglaterra lidera o grupo com sete pontos de vantagem sobre a Albânia, restando três jogos. A Sérvia está um ponto atrás, mas ainda tem uma partida a menos.

Na goleada por 5-0 sobre a Sérvia, vários jogadores antes considerados suplentes tiveram atuações de destaque, o que levou Thomas Tuchel a deixar de fora nomes de peso como Jude Bellingham, Phil Foden e Jack Grealish na convocação mais recente.

O duelo entre Sérvia e Albânia promete ser decisivo para determinar quem ficará com o segundo lugar e, consequentemente, avançará à repescagem.

Portugal procura classificação antecipada

Portugal começou a fase de qualificação em grande estilo, com oito golos marcados nos dois primeiros jogos de setembro, e deve precisar de apenas mais duas vitórias nesta Data FIFA para assegurar o primeiro lugar do Grupo F. Restam quatro partidas para o fim da fase de qualificação.

A seleção comandada por Roberto Martínez pode garantir a classificação para o Mundial caso vença a Irlanda no sábado e a Hungria na terça-feira, desde que a Arménia não derrote esses mesmos adversários.

Em setembro, Cristiano Ronaldo foi decisivo ao marcar três golos, incluindo um no tenso triunfo por 3-2 sobre a Hungria em Budapeste. Com o craque a liderar dentro e fora de campo, Portugal busca alcançar a sua sétima participação consecutiva em Mundiais.

Haaland a um passo do seu primeiro Mundial

A Noruega vive uma campanha dos sonhos na fase de qualificação, com 24 golos marcados e cinco vitórias consecutivas, ficando muito próxima da vaga para o Mundial de 2026. O avançado Erling Haaland, que ainda não disputou um grande torneio internacional, já soma nove golos na competição, cinco deles na goleada por 11-1 sobre a Moldávia, na última jornada.

A seleção escandinava recebe Israel no sábado e sabe que uma vitória pode pôr fim a um jejum de 28 anos sem disputar uma Copa do Mundo, desde que a Itália não vença a Estónia ou Israel no Grupo I.

O técnico Ståle Solbakken, no entanto, terá uma baixa importante: o capitão Martin Ødegaard ficou de fora após sofrer uma lesão no joelho enquanto defendia o Arsenal no último fim de semana.

África definirá apurados até terça

O continente africano já tem dois classificados para o Mundial-2026, e os outros sete serão definidos nos jogos que acontecem até a próxima terça-feira.

O Egito, de Mohamed Salah (Liverpool), pode garantir a vaga ainda nesta quarta-feira, se vencer o lanterna Djibuti. Mesmo um empate pode bastar, desde que o Burquina Faso não derrote Serra Leoa.

Cabo Verde também pode carimbar o passaporte se vencer a Líbia fora de casa, nesta quarta. Em caso de empate, os cabo-verdianos torcem para que os Camarões não vençam as Maurícias.

O Gana está igualmente próxima de regressar ao Mundial. Uma vitória sobre a República Centro-Africana, combinada a um tropeço de Madagáscar diante das Comores, será suficiente para confirmar a classificação para o grande certame mundial.

Ásia tem triangular decisivo

A quarta fase da fase de qualificação asiática começa nesta quarta-feira e segue até a próxima terça, com dois triangulares decisivos.

No Grupo A, estão Catar (país-sede da chave), Emirados Árabes Unidos e Omã. Já o Grupo B reúne Arábia Saudita (anfitriã), Indonésia e Iraque.

Os vencedores de cada grupo garantem vaga direta no Mundial de 2026, completando o total de oito representantes da Ásia no torneio.

CONCACAF pode ter mais dois classificados

Na CONCACAF, apenas os três países-sede - Estados Unidos, México e Canadá - estão garantidos até o momento no Campeonato do Mundo. O número de representantes da região, porém, pode chegar a cinco.

As seleções de Jamaica e Honduras têm chances de assegurar vaga ainda nesta Data FIFA. No Grupo B, os jamaicanos precisam vencer os dois jogos e torcer para que o segundo colocado não ultrapasse cinco pontos. Já no Grupo C, a Honduras também depende de duas vitórias, desde que o vice-líder termine com no máximo três pontos.

Seleções já apuradas para o Mundial-2026:

América Central e do Norte (seis vagas): Canadá, Estados e México. (países-sede)

África - CAF (nove vagas): Marrocos e Tunísia.

Ásia - AFC (oito vagas): Irão, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália.

América do Sul (seis vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai.

Oceânia - OFC (uma vaga): Nova Zelândia.

Europa (16 vagas): nenhuma definida ainda.