Mais

Anselmi e o Mundial de Clubes: "Tenho a sensação de que todos os jogos vão ser difíceis"

Martín Anselmi, treinador do FC Porto
Martín Anselmi, treinador do FC PortoMANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA

Martín Anselmi, treinador do FC Porto, transmitiu as sensações dos dragões antes da participação no Mundial de Clubes e assumiu o objetivo de ir longe na competição, depois de uma temporada difícil para os azuis e brancos.

O FC Porto garantiu a presença no Campeonato do Mundo de Clubes graças ao coeficiente da UEFA e vai iniciar a sua participação na prova diante do Palmeiras, de Abel Ferreira. Al-Ahly e Inter Miami completam o alinhamento do grupo A, onde está a formação portuguesa.

"Falar desta nova edição é complicado. É a primeira vez que ouvimos falar desta prova, pelo menos neste formato. Não sei se é correto assumir que estarão presentes os melhores 32 clubes do planeta, diria que estarão os 32 que tiveram mais mérito para participar", começou por dizer o técnico argentino, em entrevista ao site da FIFA.

"Enquanto treinador do FC Porto, só posso garantir que é um evento espetacular. Vai atrair a atenção de toda a gente e reunir culturas e treinadores diferentes. É sempre bom ter a oportunidade de defrontar equipas diferentes das que estamos habituados. Nós, os treinadores, aprendemos muito, porque somos obrigados a pensar de forma diferente e isso permite-nos viver novas experiências. As nossas expectativas são muito altas", garantiu.

Anselmi considerou o grupos dos azuis e brancos equilibrado e não apontou um favorito à passagem aos oitavos de final.

"No nosso grupo todas as equipas estão num nível semelhante. Das três equipas que temos de defrontar, não vejo o Inter Miami como o grande favorito. O Palmeiras é uma grande equipa na América do Sul, que está preparada para lutar e ganhar títulos importantes, e o Al Ahly é o maior clube do Egito".

"Por sua vez, o Inter Miami tem grandes jogadores e está ao mesmo nível do resto do grupo. Tenho a sensação de que todos os jogos vão ser difíceis e de que todas as equipas têm o que é preciso para competir", acrescentou.

O grupo do FC Porto
O grupo do FC PortoFlashscore

Anselmi assumiu ainda que o objetivo do FC Porto na competição passa por chegar longe.

"O FC Porto, como equipa e como clube, tem o objetivo de ir o mais longe possível em qualquer competição em que participe. É isso que nos é exigido. Contudo, é muito bonito e fácil dizer isso, mas para o conseguirmos temos de ser competitivos em cada jogo", disse.

"É esse o nosso principal objetivo, assim teremos mais probabilidades de chegar à final. Não podemos fugir à realidade, sabemos que temos de dar 100% em todos os jogos e ser competitivos para atingirmos os nossos objetivos".