No mesmo comunicado, o Botafogo explica que os proprietários do Zenit foram incluídos na lista de sanções internacionais devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o que impede, nomeadamente pelas leis dos Estados Unidos, que qualquer transação seja realizada com o clube russo.
Esta limitação afeta diretamente John Textor, uma vez que o proprietário da SAD do Botafogo é cidadão norte-americano.
Wendel encontra-se inativo no Zenit após ter sofrido uma lesão no músculo posterior da coxa direita, o que permitiu, mediante acordo com os russos, o seu regresso ao Brasil para tratar da lesão e, posteriormente, apresentar-se ao Botafogo.
O departamento médico do clube carioca acompanhava a recuperação do jogador, que vinha a realizar o processo de reabilitação de forma particular. Com a desistência do negócio, dará continuidade ao tratamento sob supervisão da equipa médica do Zenit.

Wendel seria um dos principais reforços do Botafogo para o Mundial de Clubes, com o clube a investir 20 milhões de euros na sua contratação.
A equipa carioca estreia-se na competição a 15 de junho, contra o Seattle Sounders, no Lumen Field, a contar para o Grupo B. O Atlético de Madrid e o PSG completam o grupo.
Veja abaixo o comunicado oficial do Botafogo sobre Wendel:
"O Botafogo comunica que, em comum acordo com o Zenit, foi firmado o término do contrato com o médio Wendel, que estava previsto para se apresentar ao clube na janela de transferências do meio do ano.
Por questões geopolíticas, o negócio não poderá ser concluído. Os proprietários do clube russo foram incluídos na lista de sanções internacionais, o que impede, pelas leis dos Estados Unidos, qualquer transação com a equipa – especialmente tendo em conta que John Textor, acionista maioritário da SAD, é cidadão norte-americano.
O Botafogo agradece ao Zenit pelo profissionalismo e pela postura respeitosa durante todo o processo de negociação. Mesmo perante um cenário complexo e fora do controlo de ambas as partes, o clube russo manteve sempre uma conduta transparente e colaborativa, o que reforça a sua grandeza.
Ao Wendel, o clube expressa a sua gratidão pela postura exemplar e pela vontade de envergar a Gloriosa Camisola, desejando-lhe sucesso na continuação da sua carreira. O Botafogo continua ativo no mercado e em busca de reforços para a próxima janela de transferências e para o seguimento da temporada de 2025".