Recorde as incidências da partida
"Estou surpreso porque conheço a qualidade dos clubes europeus, especialmente a elite do futebol, uma absoluta elite, com cerca de 10 clubes. Eles são muito superiores. Tirando essa elite, acredito que os brasileiros estão ao mesmo nível do segundo escalão europeu", avaliou Filipe Luís em entrevista coletiva.
"Pela forma que temos de competir, entender o jogo e adaptar-se a todas as circunstâncias, por estar habituado a jogar em vários tipos de relvado, altitude, climas adversos, viagens longas... Acredito que isso gerou uma competitividade", acrescentou o treinador do Flamengo.
Filipe Luís citou as adversidades encontradas na Taça Libertadores, com relvados e altitudes diferentes, como fatores que ajudaram a preparar os sul-americanos para o Mundial de Clubes. O técnico, porém, recordou exibições e resultados do Flamengo no torneio continental para destacar o equilíbrio do futebol.
"Ter tantos clubes gigantes no Brasil gera uma competitividade, não nos colocamos para baixo contra nenhum clube do mundo quando batemos de frente. Evidentemente que o plantel dessa elite é superior ao nosso, isso é um facto, mas dentro do campo qualquer um pode ganhar", analisou Filipe Luís.
"O maior exemplo é que hoje a gente ganha ao Chelsea, mas o Central Córdoba ganhou-nos, e quase empatámos com o Táchira em casa. O futebol é assim. Nunca é fácil jogar, sempre existem competições, todo o mundo entra para ganhar, e isso é o que faz este jogo ser tão lindo", completou.
Apesar de o Flamengo ter controlado a partida desde o início e construído uma vitória contundente, Filipe Luís revelou que o Chelsea tirou o seu sono. Literalmente.
"Fiquei quatro dias sem dormir bem porque vi a equipa do Chelsea, e acho que eles são a equipa mais tática da Europa. É muito difícil jogar contra o (Enzo) Maresca e o Chelsea. Os jogadores entenderam muito bem o seu modo de jogar. Foi uma enorme vitória para nós, estou muito feliz. Qualquer um pode ganhar essa competição. Isso é o futebol", contou.
O resultado deixou o Flamengo muito perto dos oitavas de final do Mundial de Clubes. A equipa de Filipe Luís volta a entrar em campo na quarta-feira para a última jornada do Grupo D, contra o Los Angeles FC, em Orlando, às 02:00.
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
_____________________________________________________________________________