Mais

Mundial de Clubes: Camisolas "especiais" e estreias para usar durante o torneio

Dusan Vlahovic com a camisola 2025/2026 da Juventus
Dusan Vlahovic com a camisola 2025/2026 da JuventusJuventus FC

O Inter de Milão e a Juventus vão utilizar as camisolas da próxima época, enquanto o Manchester City e outros clubes patrocinados pela Puma terão disponíveis "camisolas" especiais.

Falta cada vez menos para o início do Campeonato do Mundo de Clubes de 2025, a competição mais aguardada do ano, que contará com a participação de 32 equipas de todo o mundo.

Muitas delas vão usar camisolas diferentes das que usavam há algumas semanas.

O lançamento das camisolas prossegue a bom ritmo e os clubes participantes vão revelando lentamente as novas camisolas: em alguns casos, são os uniformes para a época 2025/2026, noutros são camisolas especiais. Vamos ver quais são as principais novidades.

_______________________________________________

Patrocinado: 

Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA - Todos os jogos grátis, exclusivamente na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________

Juventus

Apresentada em meados de maio e vestida por ocasião das duas últimas partidas do campeonato, contra a Udinese e o Veneza, a nova camisola da Juventus reinterpreta as clássicas riscas verticais com um design revolucionário e inovador, com diferentes níveis de espessura, uma referência à estética que caracteriza a moda italiana e um evidente toque de cor-de-rosa em pormenores como o logótipo e as três riscas.

Ao contrário do que aconteceu durante a época, os patrocinadores da frente do Campeonato do Mundo de Clubes regressam: Jeep e Visit Detroit.

Inter de Milão

O Inter também terá uma nova camisola, mas não para já: os nerazzurri só entrarão em campo com a nova camisola principal a partir do segundo jogo, contra o Urawa Red Diamonds, a 21 de junho.

Bayern de Munique

Os alemães já apresentaram a nova camisola secundária (a 5 de maio, usando-a durante a conquista da Bundesliga), que celebra o 20.º aniversário da construção da Allianz Arena, e, mais tarde, a camisola principal, caracterizada por um padrão que mostra um vislumbre da letra M, a inicial da cidade de Munique.

Vamos vê-la pela primeira vez a 15 de junho, quando a equipa bávara defrontar o Auckland City, campeão da Nova Zelândia, em Cincinnati.

Wydad

No mesmo grupo que a Juventus, o Manchester City e o Al-Ain, a equipa marroquina mudou de fornecedor para o Mundial de Clubes: a Macron foi substituída pela Kappa, que criou as novas camisolas de jogo que veremos durante a competição.

Monterrey

Sergio Ramos, Oliver Torres, Sergio Canales e Lucas Ocampos estiveram entre os modelos na apresentação da nova camisola dos mexicanos, fabricada pela Puma. A equipa de Monterrey foi colocada no Grupo E, com o Inter de Milão, o River Plate e o Urawa Red Diamonds.

Sete novas camisolas especiais da Puma

Todos os clubes da marca alemã - Manchester City, Borussia Dortmund, Al Hilal, Red Bull Salzburg, Palmeiras, Mamelodi Sundowns e Monterrey - vão usar uma camisola especial para a ocasião, feita em colaboração com a marca americana de streetwear, KidSuper.

Manchester City

A camisola apresenta o regresso da faixa transversal já utilizada muitas vezes na história dos Citizens e presta homenagem ao lendário júbilo dos adeptos do City (o chamado "Poznań") com um estampado a toda a volta.

Borussia Dortmund

Provavelmente o mais caraterístico de todos é o uniforme amarelo e amarelo dos alemães, que se caracteriza por riscas verticais, que parecem ter sido desenhadas à mão, e um padrão em favo de mel que cobre toda a zona dos ombros.

Al Hilal

No grupo de equipas patrocinadas pela Puma está também a equipa da Arábia Saudita, que apresenta um visual não muito diferente do Inter, a antiga equipa do novo treinador Simone Inzaghi, que coloca a "lua em foice", daí o nome do clube, em primeiro plano.

No vídeo de apresentação da nova camisola, são claramente visíveis Sergej Milinkovic-Savic, Aleksandar Mitrovic, João Cancelo, Kalidou Koulibaly e Malcom.

Red Bull Salzburgo

Não é a habitual camisola branca com inserções vermelhas, mas contém largas pinceladas de marfim, limão e azul, simbolizando o edelweiss.

Palmeiras

O clube de São Paulo entrará em campo com um equipamento dourado com um motivo de folha: foi assim que a Puma decidiu homenagear o legado da antiga equipa campeã do mundo em 1951.

Mamelodi Sundowns

Os sul-africanos são candidatos ao prémio de camisola mais bonita do torneio, graças a esta reinterpretação que torna a camisola muito "quente", misturando as cores sociais como se fosse um grande quadro.

Monterrey

Os mexicanos, na versão visitante, vão jogar com esta camisola branca, que alterna entre motivos geométricos simples e regiões montanhosas, pintadas à mão, com detalhes em azul-marinho.