Mais

Mundial de Clubes: Fluminense e Dortmund num embate de gerações

Thiago Silva e Samuel Xavier, dois dos jogadores mais experientes do Fluminense
Thiago Silva e Samuel Xavier, dois dos jogadores mais experientes do FluminenseMarcelo Gonçalves/FFC

O duelo entre Fluminense e Borussia Dortmund nesta terça-feira, no MetLife Stadium, reserva um interessante embate entre a experiência da equipa carioca e a juventude do emblema alemão, reconhecido, assim como o Tricolor Carioca, por ser um clube formador.

Alguns dos principais destaques do Fluminense, como o guarda-redes Fábio, o central Thiago Silva, o lateral-direito Samuel Xavier, o médio Paulo Henrique Ganso, além do atacante Cano, possuem somados incríveis 191 anos, com Fábio a ser o atleta mais velho do Mundial de Clubes, com 44. 

Do outro lado, o Borussia Dortmund apresenta ao mundo seus candidatos a potenciais estrelas, talvez em um breve espaço de tempo. Dentre eles o jovem ala norte-americano Mathis Albert, de incríveis 16 anos de idade. Ele é o segundo jogador mais jovem do Mundial de Clubes da FIFA, atrás do médio Takeshi Wada, do Urawa Red Diamonds, que completou 16 poucos dias antes do Mundial. 

Aos 16 anos, Mathis Albert renovou com o Borussia Dortmund
Aos 16 anos, Mathis Albert renovou com o Borussia DortmundReprodução/X

"Sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades. O Borussia é um emblema jovem, com muita dinâmica, muita velocidade, mas cabe a gente frear esses pontos positivos deles e aproveitar o negativo que eles deixam", projetou Samuel Xavier na véspera desse embate de gerações no MetLife Stadium. 

Samuel Xavier, do Fluminense, projeta jogo contra Borussia Dortmund
Flashscore

Além de Albert, o Borussia chega ao Mundial de Clubes com outros jovens que merecem um olhar apurado. O médio italiano Samuele Inacio, de apenas 17 anos, tem até o ADN brasileiro em seu sangue.

Ele é filho do ex-jogador ítalo-brasileiro João Batista Inácio Piá, que atuou pelo Nápoles e pela Atalanta, equipa onde começou a carreira na formação, quando chegou aos 14 anos vindo da cidade de Ibitinga, interior de São Paulo. 

Samuele Inacio com a camisola de Itália
Samuele Inacio com a camisola de ItáliaFederação Italiana/Reprodução/X

Assim como o pai, Inacio também começou a dar seus primeiros passos no futebol exatamente na formação da Atalanta, sendo posteriormente adquirido pelo Borussia. 

Outro jogador que promete no emblema alemão é o norte-americano Cole Campbell, de 19 anos. Ele fez a estreia como profissional no futebol da Islândia com apenas 15 anos de idade. Na equipa principal, Cole Campbell foi utiilizado em seis oportunidades na última temporada europeia. 

Cole Campbell já foi utilizado em seis oportunidades nesta temporada
Cole Campbell já foi utilizado em seis oportunidades nesta temporadaJURGEN FROMME / firo Sportphoto / dpa Picture-Alliance via AFP

Aos 19 anos de idade, Jobe Bellingham, irmão de Jude, astro do Real Madrid e da seleção inglesa, é o jogador a ser observado do momento. Ele, inclusive, está cotado para ser titular nesta terça-feira, no MetLife.

Jobe foi adquirido junto ao Sunderland por 30,5 milhões de euros, e o contrato com o clube alemão vai até 2030. Os números foram um tanto quanto modestos no Sunderland, tendo ido às redes 11 vezes em 90 jogos disputados. 

Jobe Bellingham poderá ser titular contra o Fluminense
Jobe Bellingham poderá ser titular contra o FluminenseBERND THISSEN / DPA / dpa Picture-Alliance via AFP

Mas a expectativa é que o atleta repita o caminho de sucesso de alguns jovens promissores que passaram pelo Borussia, inclusive o próprio irmão.

A fama de clube formador precede o Borussia, com algumas das sua principais vendas nos últimos anos terem acontecido exatamente entre os 19 anos e 22 anos. A lista é extensa e tem de Ousmane Dembélé a Erling Haaland

Siga o Fluminense - Borussia Dortmund no Flashscore

Essa vitalidade de um Borussia muito traiçoeiro será um grande desafio para o Fluminense. Mas o médio Nonato está certo de que quando a bola rolar, todas as forças se equivalem. O Tricolor não pode se intimidar. 

"Nao somos cegos para negar a qualidade do Borussia. Mas, como eu disse, quando a bola rola, são 11 contra 11, e sabemos do nosso valor, o que estamos a trabalhar, acredito que isso nos dá a confiança necessária para fazer um grande jogo. Nós temos que nos impor, independentemente de quem esteja do outro lado. Acredito que este possa ser o caminho para conseguir uma vitória", concluiu. 

Nonato analisa duelo entre Fluminense e Borussia Dortmund
Flashscore

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________