Mais

Mundial de Clubes: Luis Suárez, o pistoleiro que ainda tem balas

Luis Suárez brilhou frente ao Palmeiras
Luis Suárez brilhou frente ao PalmeirasPATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP

As dores no joelho direito deformado fizeram-no pensar na reforma e diminuíram a sua temível explosão. Apesar de já não ser o mesmo de sempre, Luis Suárez enviou uma mensagem ao Paris Saint-Germain antes do confronto dos oitavos de final do Mundial de Clubes: um predador nunca deixa de ser um predador.

Siga as incidências do encontro

O Pistolero, de 38 anos, relembrou os seus melhores momentos, os de um 9 tão letal quanto combativo e associativo, na partida contra o Palmeiras (2-2) que fechou o Grupo A no Hard Rock Stadium e apurou o Inter de Miami para os oitavos de final.

A equipa norte-americana deixou escapar uma vantagem de dois golos que a teria impedido de defrontar os gigantes franceses, mas em contrapartida obteve a melhor forma recente de um dos grandes avançados do século XXI - um passe chave para o argentino Tadeo Allende fazer o 1-0 e depois um remate feroz de pé esquerdo para fazer o 2-0.

E fez isso pouco antes de enfrentar um dos maiores jogos da sua curta história, frente aos campeões europeus no Estádio Mercedes-Benz, em Atlanta, no domingo (17:00 portuguesas).

A exibição de Suárez frente ao Palmeiras
A exibição de Suárez frente ao PalmeirasPATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP / Opta by Stats Perform

Desafiar a dor

O Inter Miami e Suárez chegaram ao Mundial com mais sombras do que luzes, depois de um primeiro semestre longe do topo da liga norte-americana (MLS) e com o avançado questionado pelo seu desempenho, apesar de ter números muito decentes (oito golos e nove assistências em 21 jogos).

"O jogador de futebol tem de estar preparado para conviver diariamente com as críticas, para conviver também com os elogios. É preciso estar sempre alinhado com o DNA competitivo que carregamos e depois tentar fazer com que os companheiros sigam o mesmo caminho", explicou o uruguaio na terça-feira.

A boa exibição contra o Palmeiras, um dos líderes da América do Sul, deixou de lado os problemas no joelho que atormentaram a carreira do jogador nos últimos anos e que o fizeram pensar em pendurar as chuteiras.

Antes de chegar ao futebol norte-americano, no início de 2024, Suárez veio a público falar das dores agudas que sofre "todas as manhãs" no joelho direito e que o levaram a deixar precocemente o Grêmio de Porto Alegre, onde tinha um calendário exaustivo. No sul do Brasil, a sua chegada para a temporada de 2023 e as suas excelentes prestações provocaram uma "Suarezmania", acompanhada de um bom desempenho do Tricolor gaúcho, que foi vice-campeão do Brasileirão no seu regresso à Série A. Mas a sua passagem pela terra do "jogo bonito" chegou a um triste fim devido a uma lesão "crónica", que lhe causava dores impossíveis de esconder e que, como revelou na altura, o obrigava a tomar comprimidos e injeções para manter a aflição à distância.

Paris SG é o favorito
Paris SG é o favoritoOpta by Stats Perform

O teste final

"Há momentos em que fisicamente pode ser mais complicado", disse o ex-jogador do Uruguai, referindo-se às dores da idade, tanto para ele quanto para os companheiros do Inter Miami Lionel Messi, Sergio Busquets e Jordi Alba. "Mas às vezes a cabeça, a inteligência da trajetória que temos, vai mais rápido do que alguns, e temos de tentar implementar isso em campo", disse.

A experiência do Quarteto Fantástico, como o quarteto de antigos jogadores do FC Barcelona é conhecido nos Estados Unidos, será fundamental para tentar travar o poderoso PSG de Luis Enrique contra todas as probabilidades.

O treinador espanhol dos reis da Europa treinou-os na equipa Culé entre 2014 e 2017, período em que os catalães conquistaram nove títulos, incluindo a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes - no formato antigo - em 2015. "Juntamente com o Maestro Tabárez, da seleção nacional, foram os treinadores mais importantes que tive na minha carreira", sublinhou Suárez. "Sabemos como é difícil jogar contra os últimos campeões da Liga dos Campeões, sabemos que vai ser difícil, muito complicado, mas temos as nossas armas para competir".

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________