Mais

Mundial de Clubes: Marcos Leonardo encontra palco de afirmação

Marcos Leonardo ao serviço do Al Hilal
Marcos Leonardo ao serviço do Al HilalImagn Images / ddp USA / Profimedia
Chegou à Europa no inverno passado como um dos jogadores mais caros vendidos pelo Santos. Seis meses depois, o Benfica vendeu-o à Arábia Saudita por mais do dobro do preço. O avançado brasileiro Marcos Leonardo (22 anos) ainda só tem 22 anos, mas as suas prestações no Médio Oriente e no Mundial de Clubes em curso podem valer um regresso ao velho continente

Estava tudo a postos para que Marcos Leonardo, do Benfica, se tornasse um jogador pelo qual alguns dos maiores clube do mundo viessem um dia a gastar dezenas de milhões de euros. Tinha todas as condições para fazer a transição para a Europa e tornar-se no próximo grande tesouro das águias.

O preço de compra foi de 18 milhões de euros. Só Neymar (88 milhões, Barcelona), Rodrygo (45, Real Madrid), Gabriel Barbosa (29,5 Inter) e Robinho (24, Real Madrid) custaram mais na história do Santos.

O clube português estabeleceu um contrato de cinco anos e a cláusula de saída era de uns astronómicos 150 milhões de euros. Mas o então treinador português do Al Hilal, Jorge Jesus, meteu uma forquilha na história.

Por isso, Leonardo disputou apenas 24 jogos em Lisboa. No verão, os responsáveis árabes bateram à porta e ofereceram 40 milhões de euros. A cláusula foi cancelada. O Benfica aceitou o negócio lucrativo.

No Médio Oriente, o jovem brasileiro foi imediatamente descoberto. Até agora, disputou 42 jogos pelo Al Hilal e marcou 29 golos. O atacante tem uma grande capacidade de finalização e também pode jogar como substituto, o que o torna muito mais variável para os treinadores.

No entanto, ele chama a atenção pelo seu físico. Ele tem apenas 177 centímetros de altura, mas não tem problemas para marcar com a cabeça, como provou contra o City. "Assim que surgiu a oportunidade de o contratar, soube imediatamente que tínhamos de o fazer", contou Jesus no ano passado sobre como nasceu a chegada de Leonardo à Arábia. "Na idade dele, seria difícil encontrar um jogador com a mesma tipologia e qualidade".

Os jogadores do Manchester City, pelos quais Leonardo marcou dois golos, ficaram convencidos. Antes disso, ele deixou sua marca no torneio contra o Pachuca e causou problemas para o Real Madrid. Em todos os jogos, teve um valor esperado de golos superior a 0,50, o que é um número muito bom. Muito bom, pode dizer-se.

Estatísticas de remates de Leonardo no Campeonato do Mundo de Clubes
Estatísticas de remates de Leonardo no Campeonato do Mundo de ClubesOpta by Stats Perform

No geral, apenas Erling Haaland (4,96) tem um xG mais alto no torneio, depois de ter desistido com a sua equipa, enquanto Leonardo (3,93) pode aumentar o seu número e continuar a chamar a atenção para si.

A questão é saber quanto tempo mais ele planeia desfrutar da sua aventura em Riade. O Campeonato Mundial será no ano que vem, nos EUA, e o Brasil não tem um nove típico com carga de trabalho regular e em boa forma na Europa no momento.

Estatísticas de remates de Leonardo na liga saudita na época passada.
Estatísticas de remates de Leonardo na liga saudita na época passada.Opta by Stats Perform

Richarlison, João Pedro, Endrick ou Matheus Cunha e Evanilson lutarão por uma vaga com Carlo Ancelotti. Fora do continente, Leonardo ou Igos Jesus estão no Botafogo. As chances de conquistar um lugar serão grandes.

O regresso de Leonardo à Europa, numa competição forte e numa equipa competitiva, com uma lenda italiana no banco, ajudaria claramente. No entanto, não será nada barato. O observatório de futebol CIES tentou estimar o preço potencial de um regresso e espera-se que o montante atinja pelo menos 50 milhões de euros.

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________