Estava tudo a postos para que Marcos Leonardo, do Benfica, se tornasse um jogador pelo qual alguns dos maiores clube do mundo viessem um dia a gastar dezenas de milhões de euros. Tinha todas as condições para fazer a transição para a Europa e tornar-se no próximo grande tesouro das águias.
O preço de compra foi de 18 milhões de euros. Só Neymar (88 milhões, Barcelona), Rodrygo (45, Real Madrid), Gabriel Barbosa (29,5 Inter) e Robinho (24, Real Madrid) custaram mais na história do Santos.
O clube português estabeleceu um contrato de cinco anos e a cláusula de saída era de uns astronómicos 150 milhões de euros. Mas o então treinador português do Al Hilal, Jorge Jesus, meteu uma forquilha na história.
Por isso, Leonardo disputou apenas 24 jogos em Lisboa. No verão, os responsáveis árabes bateram à porta e ofereceram 40 milhões de euros. A cláusula foi cancelada. O Benfica aceitou o negócio lucrativo.
No Médio Oriente, o jovem brasileiro foi imediatamente descoberto. Até agora, disputou 42 jogos pelo Al Hilal e marcou 29 golos. O atacante tem uma grande capacidade de finalização e também pode jogar como substituto, o que o torna muito mais variável para os treinadores.
No entanto, ele chama a atenção pelo seu físico. Ele tem apenas 177 centímetros de altura, mas não tem problemas para marcar com a cabeça, como provou contra o City. "Assim que surgiu a oportunidade de o contratar, soube imediatamente que tínhamos de o fazer", contou Jesus no ano passado sobre como nasceu a chegada de Leonardo à Arábia. "Na idade dele, seria difícil encontrar um jogador com a mesma tipologia e qualidade".
Os jogadores do Manchester City, pelos quais Leonardo marcou dois golos, ficaram convencidos. Antes disso, ele deixou sua marca no torneio contra o Pachuca e causou problemas para o Real Madrid. Em todos os jogos, teve um valor esperado de golos superior a 0,50, o que é um número muito bom. Muito bom, pode dizer-se.

No geral, apenas Erling Haaland (4,96) tem um xG mais alto no torneio, depois de ter desistido com a sua equipa, enquanto Leonardo (3,93) pode aumentar o seu número e continuar a chamar a atenção para si.
A questão é saber quanto tempo mais ele planeia desfrutar da sua aventura em Riade. O Campeonato Mundial será no ano que vem, nos EUA, e o Brasil não tem um nove típico com carga de trabalho regular e em boa forma na Europa no momento.

Richarlison, João Pedro, Endrick ou Matheus Cunha e Evanilson lutarão por uma vaga com Carlo Ancelotti. Fora do continente, Leonardo ou Igos Jesus estão no Botafogo. As chances de conquistar um lugar serão grandes.
O regresso de Leonardo à Europa, numa competição forte e numa equipa competitiva, com uma lenda italiana no banco, ajudaria claramente. No entanto, não será nada barato. O observatório de futebol CIES tentou estimar o preço potencial de um regresso e espera-se que o montante atinja pelo menos 50 milhões de euros.
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
______________________________________________________________________________