Fluminense e Al Hilal vão abrir a jornada na sexta-feira, num jogo que poucos poderiam prever, dado que os adversários na última jornada foram Inter de Milão e Man City, respetivamente.
Quartos de final promissoress
Pep Guardiola não concorda, é claro, mas isso certamente abriu aquela metade do sorteio. Palmeiras-Chelsea vem a seguir, com Paris Saint-Germain-Bayern de Munique (uma repetição da final da Liga dos Campeões de 2020) e Real Madrid-Borussia Dortmund (uma repetição da final de 2024) para concluir a jornada.
Com as equipas sul-americanas a terem um desempenho particularmente bom até aqui, certamente não é uma conclusão precipitada que o troféu vá para o seu destino habitual, a Europa. Já vimos alguns resultados incrivelmente desequilibrados até agora, incluindo a vitória do Bayern por 10-0 sobre o Auckland City e a goleada do Man City por 6-0 sobre o Al Ain.
Sem mencionar o valor de entretenimento de um empate em 4-4 entre FC Porto e Al Ahly ou a vitória do Al Hilal por 4-3 sobre o Man City, que marcou uma era.
Vinicius Jr. tem sido uma desilusão
É claro que os golos ganham jogos, mas que avançados apareceram no torneio e ajudaram a levar as suas equipas até às fases finais... e quais foram os que desiludiram quando era preciso? Vinicius Junior poderia ter sido um dos destaques do torneio, mas o brasileiro tem parecido letárgico e fora de ritmo por longos períodos.
Com apenas um golo e uma assistência em quatro jogos disputados, dificilmente é o tipo de desempenho para entusiasmar os adeptos dos blancos, por isso, ainda bem que existe Gonzalo Garcia.
O jogador de 21 anos marcou o golo da vitória contra a Juventus nos oitavos de final, o seu terceiro em quatro jogos, e a sensação do Castilla certamente deu a Xabi Alonso motivos para refletir ao pensar na nova temporada.
“Sabia que esta competição era a oportunidade da minha vida”, observou Garcia após o jogo, e já está a receber elogios do ídolo do Real Madrid, Raúl, que o treinou durante a época 2024/25, entre outros.
Os 25 golos pelo Castilla (equipa secundária do Real) na terceira divisão espanhola são um recorde histórico, e o treinador espanhol dos sub-17, Hernan Perez, acredita que Garcia pode vir a ser o novo avançado dos blancos para a próxima década. Seja isso verdade ou não, é mesmo aproveitar a oportunidade com as duas mãos!
Mbappé finalmente regressa
Kylian Mbappé entrou em campo contra a Juve depois de passar um período no hospital devido a um vírus. Com três jogos ainda por disputar no torneio, quem garante que o francês não voltará a ser destaque?
Harry Kane ainda tem interesse na Bota de Ouro e tanto ele como Michael Olise juntam-se a Garcia com três golos em quatro jogos. O capitão da seleção inglesa, que marca golos por diversão, ainda deve estar a perguntar-se como não marcou contra o Auckland City.
Outro jogador que marcou très golos, mas que acabou por não contar para nada, foi Erling Haaland, do Man City. Lesionado durante longos períodos da última temporada, é discutível que o norueguês esteja longe da sua melhor forma, e mesmo assim conseguiu aparecer no lugar certo e na hora certa no torneio – algo que faz na principal divisão inglesa com frequência.
Apesar de não poder aumentar o seu número de golos graças à eliminação do Benfica pelo Chelsea, Ángel Di María, de 37 anos, pode gozar a glória de estar sozinho com quatro golos em quatro jogos antes do início dos quartos de final.
O penálti marcado nos descontos contra os Blues não passou de um consolo tardio, mas o que é bastante único na contribuição do argentino é que todos os quatro golos foram marcados de penálti... e todos aconteceram nos descontos, no final de cada parte.

Magia Messi é o destaque entre os golos marcados
Outro argentino, Lautaro Martínez, não se saiu tão bem antes de o Inter de Milão ser eliminado pelo Fluminense. Dois golos marcados não é o pior registo, mas como capitão e líder, certamente esperava, ou até exigia, mais pelos adeptos nerazzurri.
Embora o público tenha sido escasso em alguns jogos e se possa argumentar que o torneio não tenha realmente captado a imaginação do público da maneira que a FIFA esperava, ainda houve alguns momentos épicos para celebrar. Talvez o golo de livre de Lionel Messi para vencer o FC Porto – o seu único golo no Mundial – seja mais um que ficará na memória, e com uma série de jogos ainda por disputar, mais memórias serão criadas.
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.
Cria a tua conta aqui e começa a ver
______________________________________________________________________________
