Mais

Mundial de Clubes: Quanto rendeu a participação a Benfica e FC Porto?

António Silva em luta com Delap
António Silva em luta com DelapBenfica

Encerrada a participação portuguesa no Mundial de Clubes é altura de fazer contas. A prova nos Estados Unidos da América não foi lucrativa como a FIFA começou por prometer, mas rendeu uma boa quantia aos cofres encarnados e azuis e brancos.

Terminou a participação portuguesa no Mundial de Clubes. Com a eliminação do Benfica nos oitavos de final e do FC Porto na fase de grupos, Portugal fica sem mais nenhum representante na mais recente prova de clubes.

Quando foi apresentada pela primeira vez, a competição prometia lucrativos prémios, com uma verba de entrada de pelo menos 30 milhões de euros a ser falada. Contudo, os valores oficiais foram um pouco mais abaixo, mas a participação portuguesa não deixou de ser lucrativa. Vamos, por isso, fazer as contas ao que cada equipa portuguesa recebeu.

Benfica 

O Benfica começou por receber 14,6 milhões de euros pela participação na fase de grupos. Aí, amealhou 853 mil euros pelo empate com o Boca Juniors e 1,7 milhões de euros por cada vitória diante do Auckland City e Bayern, ou seja, 3,4 milhões de euros.

A esta verba juntou-se ainda mais 6,4 milhões de euros (7,5 milhões de dólares) por ter chegado aos oitavos de final, onde foi eliminado pelo Chelsea. Contas feitas, os encarnados saíram dos Estados Unidos da América com 25,3 milhões de euros nos bolsos.

FC Porto

Os dragões receberam cerca de 16,7 milhões de euros pela participação no Mundial de Clubes. A essa verba juntaram-se mais 1,71 milhões de euros pelos dois empates com Palmeiras e Al Ahly.

Ou seja, contas feitas, os dragões saíram com 18,41 milhões de euros dos Estados Unidos da América.

Como são calculados os prémios?

No portal da FIFA está explicada a distribuição das verbas monetárias. Os emblemas europeus receberam uma verba de entrada entre 10,9 milhões de euros e 33 milhões de euros, definida com o ranking desportivo e critério comercial.

Após isso, na fase de grupos cada clube recebeu 853 mil euros por empate e 1,7 milhões de euros por vitória. À medida que avançam na fase a eliminar a verba vai aumentando: oitavos de final (6,3 milhões de euros), quartos de final (11,2 milhões de euros), meias-finais (17,9 milhões de euros), finalista vencido (25, 6 milhões de euros), vencedor (34,1 milhões de euros).

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

_______________________________________________________________________________