Mais

Mundial de Clubes segue ritmo da partitura do maestro Vitinha

Vitinha continua a ser protagonista no Paris SG
Vitinha continua a ser protagonista no Paris SGMelissa Levin / Zuma Press / Profimedia
Entre as estrelas que brilham no Mundial de Clubes, Vitinha é um dos que se destacam. O seu desempenho no Paris Saint-Germain praticamente não falha: o português errou apenas 16 dos 356 passes que tentou e lidera quase todas as estatísticas de distribuição.

Embora os números de Ousmane Dembélé nesta temporada sejam magníficos e isso o coloque como grande candidato do PSG para ganhar a Bola de Ouro, nas sombras, com números mais discretos e um futebol extraordinário, Vitinha continua a demonstrar que é um pilar indispensável para Luis Enrique.

Isso já se sabia. Agora, como rei dos passes no Mundial de Clubes, o médio pode até abrir o debate sobre se é o maior candidato a melhor jogador da temporada. Acima de tudo, porque os méritos ficam perto da perfeição: os 340 passes certos fazem do camisola 17 o jogador com mais passes certos do torneio.

Embora ainda faltem jogos para completar a fase de grupos, nem de longe os que o seguem têm hipóteses de alcançá-lo. Além disso, os perseguidores imediatos são os companheiros de equipa Achraf Hakimi (249) e Willian Pacho (241). Isso significa que praticamente todas as decisões que o atleta toma em campo são acertadas e bem executadas.

Habilidades que o aproximam muito do futebol dominante que Xavi Hernández exercia em campo. Visto a evolução do português, cada vez é mais fácil fazer a comparação. Vitinha fez uma partida quase impecável contra o Atlético de Madrid na estreia. Dos 112 passes que tentou, 111 encontraram um companheiro.

Estatísticas de passes de Vitinha contra o Atlético de Madrid
Estatísticas de passes de Vitinha contra o Atlético de MadridBeSoccer

Além disso, como mostra o gráfico, não estamos a falar de passes fáceis ou horizontais. E essa é outra questão: o português também é o melhor no Mundial em passes progressivos (44), verticais (166) e no último terço do campo (69).

E se contra o conjunto de Simeone só errou um passe, contra o Botafogo, apesar da derrota, a bola ficou nos seus pés a maior parte do tempo. Na verdade, bateu o recorde de passes completados no torneio até agora: 127 certos em 137 tentativas. Apenas 84 a menos que o total do emblema brasileiro e cerca de 19% de todo o PSG junto. 

Para contextualizar melhor o seu desempenho: o jogador adversário que tentou mais passes foi Barboza, com 33, quase um quarto a menos. E outro dado ainda mais impressionante: todo o Botafogo fez 15 passes no último terço; Vitinha sozinho chegou a 34.

Estatísticas de passes de Vitinha contra o Botafogo
Estatísticas de passes de Vitinha contra o BotafogoBeSoccer

_______________________________________________________________________________

Patrocinado:

Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.

Cria a tua conta aqui e começa a ver

______________________________________________________________________________