A UEFA, entidade que rege o futebol europeu, deverá votar favoravelmente para suspender a Associação de Futebol de Israel das competições internacionais devido à guerra em Gaza, segundo a Associated Press (AP). Na próxima semana, o Conselho da FIFA vai também tomar uma decisão sobre o assunto.
A AP garante que há uma maioria no Comité Executivo da UEFA a favor de suspender as equipas israelitas de competições internacionais e citou duas fontes que permaneceram anónimas devido à "sensibilidade do assunto". Já o jornal britânico The Times indica que o organismo europeu deverá tomar uma decisão na próxima semana.
Recorde-se que, dentro de duas semanas, a seleção israelita volta a entrar em ação na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026, em duelos fora de portas com a Noruega, a 11 de outubro, e a Itália, em 14 de outrubro.
Por seu lado, o Conselho da FIFA vai reunir-se na próxima semana em Zurique e este será um dos tópicos abordados. Resta saber qual será a posição do organismo liderado por Gianni Infantino que tem uma relação próxima com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um dos maiores aliados do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
Além da seleção israelita, o Maccabi Tel Aviv, único representante do país nas competições europeias, poderá ver a sua caminhada na Liga Europa ficar em suspenso. O emblema, que não vai enfrentar o FC Porto ou o SC Braga, empatou na quarta-feira 0-0 com o PAOK, na primeira jornada da fase de liga.
Ainda na terça-feira, peritos das Nações Unidas (ONU) pediram à FIFA e à UEFA que suspendessem a seleção de futebol de Israel das competições internacionais “como resposta ao genocídio em curso no território palestiniano ocupado”.