Mais

Espanha mira o recorde absoluto de 31 jogos oficiais invictos da Itália

Pedri remata à baliza durante o Espanha-Bulgária sob o olhar de Oyarzábal
Pedri remata à baliza durante o Espanha-Bulgária sob o olhar de OyarzábalRFEF

A seleção espanhola soma e segue. A goleada frente à Bulgária em Valladolid significou o 29.º jogo oficial consecutivo sem conhecer a derrota, igualando o recorde da Espanha de Vicente del Bosque entre 2010 e 2013.

Neste período, os comandados de Luis de la Fuente conseguiram 24 vitórias e cinco empates, com 79 golos a favor e 23 contra. A Espanha derrotou nestes 31 meses as melhores seleções da Europa, como é o caso da Itália (por duas vezes), França (também em duas ocasiões), Alemanha e Inglaterra.

Neste percurso, a última derrota foi frente à Escócia a 28 de março de 2023, a La Roja conquistou uma Liga das Nações, um Europeu e foi vice-campeã de outra Liga das Nações, caindo nos penáltis perante Portugal. No entanto, este último encontro conta como empate porque foi o resultado ao fim dos 90 e dos 120 minutos (2-2).

Os outros quatro empates da seleção foram na final da Liga das Nações de 2023 frente à Croácia (0-0 e vitória nos penáltis), contra a Sérvia no início da última Liga das Nações (0-0) e, na mesma competição, por duas vezes, no confronto frente aos Países Baixos nos quartos de final. 2-2 em Roterdão e 3-3 em Valência, com triunfo espanhol nos penáltis.

O objetivo agora é igualar a maior marca de jogos oficiais invictos de uma seleção espanhola na história. Esta pertence à Itália, com 31, entre 2018 e 2021, quando a azzurra conquistou o seu segundo Europeu. A essa série pôs fim a Espanha em San Siro, com um 1-2 nas meias-finais da Liga das Nações desse último ano.

A seleção tem nas mãos a possibilidade de igualar esses 31 jogos. Conseguirá se não perder na próxima janela de qualificação para o Mundial. A 15 de novembro visita a Geórgia em Tiblíssi e a 18 de novembro recebe a Turquia em Sevilha.

Esta série de jogos da Itália eleva-se a 37 se tivermos em conta os jogos amigáveis, ainda que neste caso a Espanha tenha perdido frente à Colômbia em Londres, num encontro deste tipo disputado a 22 de março de 2024.

Portugal, Inglaterra e Marrocos a distância

A Espanha tem sido a melhor seleção do mundo nestes dois últimos anos, com 24 vitórias e cinco empates em 29 jogos oficiais. A alguma distância seguem-se outros conjuntos nacionais.

Portugal disputou 27 jogos, com 19 vitórias, seis empates e duas derrotas. Por sua vez, a Inglaterra soma 26 jogos, com 19 triunfos, cinco empates e duas derrotas. Por fim, Marrocos, em 27 jogos, venceu 23, empatou um e perdeu três.