Mais

Espanha regressa a Sevilha: não perde na Cartuja há 25 anos

Morata celebra o seu golo frente à Suécia na Cartuja
Morata celebra o seu golo frente à Suécia na CartujaFRAN SANTIAGO / GETTY IMAGES EUROPE / GETTY IMAGES VIA AFP

Sevilha sempre foi o santuário da seleção espanhola. Na capital andaluza, a equipa nacional disputou 54 jogos, com um registo de 42 vitórias, oito empates e quatro derrotas.

Acompanhe as incidências da partida

De facto, Espanha sente-se em Sevilha como se estivesse em casa. Aliás, a capital da Andaluzia chegou a ser sede permanente dos jogos oficiais da seleção durante grande parte dos anos 80 e início dos anos 90.

A relação da seleção com a Cartuja, por motivos óbvios, já que o estádio foi inaugurado há 26 anos, é mais recente. Ainda assim, já foram realizados 11 jogos neste palco, sendo que será a primeira vez que jogará no recinto situado entre Sevilha e Santiponce após a remodelação que aumentou a capacidade de 60.000 para 70.000 espectadores. Além disso, já não existe a pista de atletismo que recebeu os Mundiais da modalidade em 1999.

Esta terça-feira, frente à Turquia, Espanha garantirá o apuramento para a competição norte-americana do próximo verão, salvo uma surpresa de grandes proporções, e escreverá mais um capítulo na história da capital da Andaluzia.

Apenas duas derrotas e em jogos particulares

Espanha inaugurou o estádio da Cartuja com uma vitória por 3-1 frente à Croácia em 1999. Davor Suker colocou os balcânicos em vantagem, mas a seleção espanhola deu a volta ao resultado com golos de Vicente Engonga, Fernando Hierro e Daniel García Lara. Nesse encontro, de caráter particular, Guti estreou-se como internacional.

Os três jogos seguintes no mesmo recinto também foram amigáveis. Foi aí que aconteceram as duas únicas derrotas conhecidas na Cartuja: 0-2 frente à Argentina (em 1999) e 1-2 contra os Países Baixos (em 2000). Mais tarde, em 2012, vitória pela margem mínima frente à China (1-0).

O 6-0 à Alemanha

Espanha voltou a utilizar a Cartuja em plena pandemia, em 2020, com um histórico 6-0 à Alemanha na Liga das Nações, com golos de Morata, Rodri, Oyarzábal e um hat-trick de Ferran Torres.

Quatro meses depois, Espanha venceu o Kosovo por 3-1, em jogo de qualificação para o Euro-2020, que acabou por se realizar em 2021, no qual Sergio Ramos disputou os seus últimos quatro jogos pela seleção.

Após a desistência de Bilbau como cidade anfitriã do Euro, Sevilha assumiu o papel e recebeu os três jogos da seleção nacional na fase de grupos, além do Bélgica-Portugal dos oitavos de final. Espanha somou dois empates (0-0 frente à Suécia e 1-1 contra a Polónia) e uma vitória (0-5 diante da Eslováquia) na Cartuja.

O último apuramento para o Mundial

Espanha garantiu matematicamente o apuramento para o último Mundial, o do Catar-2022, no mesmo recinto. Conseguiu-o graças a um golo de Morata frente à Suécia, a 14 de novembro de 2021.

O último jogo na Cartuja foi a 12 de outubro de 2023, em partida de qualificação para o Euro da Alemanha 2024. Espanha venceu a Escócia por 2-0, com golos de Morata e Sancet.