Federação Espanhola reúne-se de emergência devido ao escândalo do beijo de Rubiales

Rubiales recusou a demissão
Rubiales recusou a demissãoReuters

A Federação Espanhola de Futebol (RFEF) vai reunir-se de urgência na segunda-feira, uma vez que o presidente, Luis Rubiales, enfrenta uma suspensão da FIFA e uma tempestade de críticas por alegadamente ter dado um beijo indesejado na boca de uma jogadora após a vitória da Espanha no Campeonato do Mundo Feminino.

Rubiales recusou-se firmemente a demitir-se por causa do incidente com a jogadora Jenni Hermoso no passado domingo em Sydney, afirmando que o beijo foi consensual. As jogadoras e uma série de treinadores da equipa feminina exigem a sua saída e o governo também o quer fora.

A RFEF convocou as federações regionais para uma reunião "extraordinária e urgente" na segunda-feira, "para avaliar a situação em que a federação se encontra" na sequência da suspensão de Rubiales, disse um porta-voz da RFEF este domingo.

A FIFA, o organismo que rege o futebol a nível mundial, abriu um processo disciplinar contra Rubiales na quinta-feira e anunciou no sábado que Rubiales foi suspenso por três meses do futebol nacional e internacional enquanto se aguarda uma investigação. Rubiales disse que usaria a investigação da FIFA para mostrar sua inocência.