O reencontro entre Matildas e Lionesses acontece pouco mais de um ano depois da meia-final do Mundial de 2023, disputada em Sydney, diante de 75.784 adeptos. Nessa ocasião, a equipa inglesa venceu por 3-1, com golos de Ella Toone, Lauren Hemp e Alessia Russo.
Atualmente 4.ª classificada no ranking da FIFA, a Inglaterra tem vantagem no histórico de confrontos diretos: quatro vitórias contra duas da Austrália, em sete jogos realizados. O duelo será o oitavo embate entre as duas seleções.
Antes desse jogo, a Austrália, 12.ª do ranking, defrontará o País de Gales (32.º) no dia 25 de outubro, no Estádio Cardiff City.
"Jogar contra a Inglaterra nesta janela de outubro é outro momento importante para a equipa, pois continuamos a construir rumo à Taça Asiática Feminina da AFC 2026", disse o novo técnico das Matildas, Joe Montemurro, que recentemente substituiu o ídolo australiano Tom Sermanni.
"A Inglaterra é uma das melhores seleções do mundo, e enfrentar uma equipa da sua qualidade é uma oportunidade valiosa para nos desafiarmos. Esta partida será um teste difícil que nos ajudará a avaliar o momento da equipa e das jogadoras e a identificar áreas para crescimento. É importante que utilizemos estas janelas internacionais para ultrapassar os nossos limites, desenvolver ligações mais profundas no seio do grupo e continuar a estabelecer os padrões que definirão o nosso desempenho daqui para a frente", sustenta.
"A oportunidade de jogar contra uma equipa de qualidade é importante neste momento para aprimorar as capacidades da equipa e o estilo de jogo que estamos a tentar desenvolver enquanto grupo. É também uma excelente forma de identificar as jogadoras que serão cruciais para o nosso sucesso na Taaç Asiática Feminina da AFC e além", completa.