A treinadora espanhola decidiu dar oportunidades a jovens que normalmente não integram a equipa principal e que poderão estrear-se como internacionais absolutas, como a avançada Ornella Vignola ou a defesa Aiara Agirrezabala. Essa opção, contudo, não impede o regresso de algumas veteranas: Misa Rodríguez, o grande destaque após um longo período de ausência, tendo sido titular até à fase de grupos do Mundial-2023.
Entre as ausências mais notórias, Jenni Hermoso, com um papel secundário já há algum tempo. Apesar de Montse Tomé já ter deixado de contar com ela em várias ocasiões, a atual selecionadora decidiu recuperá-la para o grupo, embora lhe tenha atribuído um papel completamente diferente do que tinha anteriormente. O seu estatuto de melhor marcadora da história da LaRoja não é suficiente, por agora, para garantir a presença numa lista repleta de jogadoras jovens.
Integradas no grupo A3, as atuais campeãs do mundo pretendem garantir um lugar para defender o título conquistado na Austrália e Nova Zelândia há dois anos e meio. O percurso para bordar a segunda estrela no emblema começa na terça-feira, 3 de março, às 18:00, em Castellón, frente ao conjunto nórdico, e prossegue em Antália (Turquia), no próximo sábado, 7 de março, diante da seleção ucraniana (a partir das 18:00).
Não é novidade, pois ainda não regressou ao relvado, mas a três vezes vencedora da Bola de Ouro, Aitana Bonmatí, está a dar passos na sua recuperação (como tem mostrado a talentosa média nos seus vários perfis nas redes sociais). Mapi León e Laia Aleixandri também são baixas por lesão.
Convocatória:
Guarda-redes: Cata Coll, Misa Rodríguez e Adriana Nanclares;
Defesas: Laia Codina, María Méndez, Ona Batlle, Olga Carmona, Jana Fernández, Lucía Corrales, Sandra Villafañe, Aiara Agirrezabala e Martina Fernández;
Médios: Patri Guijarro, Alexia Putellas, Mariona Caldentey, Vicky López, Clara Serrajordi e Fiamma Benítez;
Avançadas: Athenea del Castillo, Eva Navarro, Clàudia Pina, Salma Paralluelo, Edna Imade, Inma Gabarro e Ornella Vignola.
