Francisco Neto explica escolhas e atira: "Temos de voltar a ser aquilo que habitualmente somos"

Francisco Neto, selecionador nacional
Francisco Neto, selecionador nacionalFPF

As declarações do selecionador nacional feminino, Francisco Neto, após anunciar a convocatória para os primeiros jogos de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2027.

Acompanhe Portugal no Flashscore

Homenagem à malograda Mariana Rocha: "Em nome da estrutura técnica, deixamos uma homenagem à família de Mariana, que partiu esta semana. Acreditamos que estará sempre connosco".

Desafios frente à Finlândia e à Eslováquia: "A Finlândia tem feito um percurso de crescimento nos últimos anos. Há seis anos estava à nossa frente no ranking e tem um trajeto muito semelhante ao nosso. Participou na fase final do Campeonato da Europa e nove jogadoras da última convocatória atuam na liga inglesa. À imagem da Eslováquia, ainda que com outra dimensão: a maioria das atletas não joga no campeonato eslovaco, mas em clubes presentes em competições europeias. Serão, por isso, dois jogos muito difíceis, frente a equipas bem organizadas e com identidade definida. Temos de voltar a ser aquilo que habitualmente somos: uma equipa dominadora e que quer assumir o controlo do jogo".

Três novidades na convocatória: "Tanto a Nádia como a Daniela têm trabalhado nas seleções de sub-23, e deixo uma palavra aos treinadores da formação. As jogadoras chegam cada vez mais preparadas e prontas para acrescentar qualidade".

"A Pauleta é uma jogadora que seguimos há algum tempo. O processo de naturalização terminou há algum tempo, mas, devido a lesões, não conseguiu vir antes. Olhamo-la para a posição 6 e sentimos que pode trazer características diferentes ao nosso jogo. Tem uma dimensão física que pode ajudar perante estes adversários. Ainda assim, não é fácil chegar a esta seleção, porque existe muita competência".

"A Nádia tem afirmado o seu valor no SC Braga. Tem encantado pela irreverência, pela capacidade com bola e pelo atrevimento, o que nos deixa muito satisfeitos. Gostamos deste tipo de jogadoras".

"A Daniela está a fazer uma época muito positiva. Pode jogar numa linha de três ou de quatro defesas. É uma atleta que tem seguido bem o seu percurso".

Balanço do trabalho na Seleção e estado físico de Andreia Bravo

12 anos à frente da seleção: "É sempre um marco que me enche de orgulho, mas, mais do que isso, é poder estar numa casa que nos proporciona o privilégio de representar o nosso país".

Andreia Bravo: "Fizemos acompanhamento e entrámos logo em contacto com o departamento médico do Sporting. Vai ser reavaliada e, para já, não existe qualquer contraindicação. A pancada limitou a jogadora, mas continuará a ser acompanhada no clube em articulação com a nossa unidade de saúde e performance. Contamos com ela para começar a treinar na terça-feira. Ainda teremos uma jornada no fim de semana, por isso mantemos uma lista em aberto, bem como a convocatória das sub-23. Há um leque alargado de jogadoras em atividade nesta data FIFA".

Os números de Andreia Bravo
Os números de Andreia BravoFlashscore

Rute Costa: "É uma jogadora presente na nossa pré-convocatória. Tem experiência na seleção A, está a ganhar espaço no novo clube e estamos muito atentos à evolução dela e de outras atletas".

Qualificação começa em casa: "Temos a ambição de disputar todos os jogos pelos três pontos. Somos a equipa mais cotada em termos de ranking e queremos regressar à Liga A. Pretendemos também chegar ao Campeonato do Mundo e repetir a experiência de participar numa fase final. Começar em casa não é decisivo, mas é muito importante. A mentalidade desta equipa mantém-se a mesma".

Jogadoras mais experientes: "Não há equipa no mundo que não beneficie do equilíbrio entre experiência e juventude. As mais jovens crescem mais depressa quando têm jogadoras experientes ao lado. Às vezes, não temos noção, mas muitas ainda nem têm assim tantos anos. Independentemente disso, a competência não tem idade. Todas sabem o papel que desempenham no grupo e esse equilíbrio é fundamental".

2026: "Acima de tudo, queremos aproveitar as aprendizagens de um ano complicado, com coisas muito boas e outras menos positivas, mas que exigiu muita coragem. A nossa intenção é subir à Liga A e qualificar-nos para o Campeonato do Mundo. Temos de perceber o que ainda nos falta para estarmos mais próximas das melhores seleções do mundo".

Veja aqui a convocatória de Francisco Neto