Mais

França com olhos no Mundial: ambição, união e confiança numa nova geração vencedora

Saliba falou aos jornalistas
Saliba falou aos jornalistasFRANCK FIFE/AFP

O defesa francês William Saliba mostrou confiança e ambição na conferência de imprensa desta quarta-feira, à medida que a França se prepara para defrontar o Azerbaijão nas qualificações para o Mundial de 2026.

Acompanhe as incidências da partida

Azerbaijão: "É fácil motivarmo-nos porque na seleção não há jogos fáceis. Cabe-nos a nós tornar as coisas fáceis para nós próprios. Queremos os três pontos para nos qualificarmos para o Mundial o mais rapidamente possível. (...) Por agora, não vimos nenhum vídeo deles. Mas já vimos os resumos dos seus jogos durante o jantar. Podemos dar uma vista de olhos, mas ainda não fizemos nenhum trabalho específico sobre eles. Mas, de resto, sim, costumo usar o vídeo para estudar o adversário e ver o que fiz bem ou não tão bem."

Sobre Upamecano: "Na seleção francesa, temos centrais muito bons. Dayot e Ibou conhecem-se bem. Eu também jogo bem com o Dayot. Todos queremos ser titulares e é isso que nos faz seguir em frente."

Koné: "Conheço o Manu desde que éramos jovens e fui seu capitão. É um jogador muito bom e teve a oportunidade de jogar assim que entrou. É fantástico ver como, pouco a pouco, ele está a conquistar o seu lugar nesta equipa. Espero que continue, porque é um jogador muito bom".

Arsenal: "Queria ficar no Arsenal porque me sinto em casa. Sinto falta dos troféus, mas eles chegarão em breve porque temos um bom treinador e um bom plantel. Queria comprometer-me lá a longo prazo".

Reconhecimento dos adeptos: "É uma nova geração da seleção francesa, já não há muitos campeões do mundo de 2018. Se queremos que a nova geração nos conheça, temos de ganhar troféus. Temos de nos qualificar para o Mundial e tentar ir lá e ganhá-lo."

Konaté: "Não treinou porque tem algumas queixas. Espero que volte em breve, mas não sei de mais nada".

Favoritos ao Mundial: "Faltam oito meses para o Mundial. O que nos distingue de Espanha e Argentina é o facto de terem ganho as grandes competições antes do Mundial-2022 e do Europeu. Mas eles não nos assustam. Já espero que nos qualifiquemos e que nos vinguemos no Mundial."

Olise: "É um dos líderes técnicos, traz um pouco de loucura a esta equipa porque tecnicamente está acima da média. É um tipo porreiro, divertido. Às vezes é um pouco despreocupado, mas é um jogador muito bom e vai trazer ainda mais a esta equipa, dada a sua qualidade."

Thauvin: "É fantástico tê-lo connosco. É o meu primeiro jogo com ele. É fantástico ver que podemos recuperar depois de uma longa ausência. Ele ganhou o Mundial e isso é fantástico".

Mateta: "É um avançado muito aborrecido de enfrentar. É forte e rápido. A cada ano que passa, está cada vez melhor. Se o Palace tem sido tão forte nos últimos dois anos é porque ele está aqui. Estou contente por o ter aqui e espero que faça a sua primeira internacionalização."

Mundial: "Sim, já estamos a falar do Mundial. É a competição mais importante do futebol. Estamos ansiosos por ir, mas temos de nos qualificar já. Toda a gente quer ir."