Graham Arnold tinha uma cláusula no seu contrato com os Socceroos, que o proibia de assumir funções de treinador noutras seleções nacionais imediatamente após ter abandonado o cargo, em setembro de 2024, devido ao mau início da campanha de qualificação da Austrália para o Campeonato do Mundo de 2026, cláusula essa que expirou recentemente.
Desde então, Graham Arnold vem trabalhando com o South Sydney Rabbitohs, clube da NRL, como mentor de guarda-redes, e este será o seu primeiro regresso ao futebol desde a demissão, no ano passado.
Para o técnico de 61 anos, a tarefa será a de salvar a campanha de outra seleção para o Mundial, que ninguém esperava: Os Leões Negros do Iraque ficaram de fora das duas vagas automáticas do Grupo B, depois de não conseguirem derrotar a Palestina (2-1) e o Kuwait (2-2) na janela de março de 2025.
De acordo com a imprensa local, Graham Arnold será nomeado até ao final da Taça Asiática de 2027 na Arábia Saudita, mas apenas na condição de o Iraque se qualificar para o Campeonato do Mundo da FIFA de 2026, na América do Norte.
Os dois últimos jogos de qualificação do Iraque para o Campeonato do Mundo terão lugar em junho, quando defrontar as duas primeiras equipas do grupo: Coreia do Sul (em casa, a 5 de junho) e Jordânia (fora, a 10de junho).
Se não ficarem entre os dois primeiros, os iraquianos passarão para a quarta fase das eliminatórias da AFC, onde os seis terceiros e quartos classificados dos três grupos da terceira fase serão divididos em dois grupos únicos, a duas mãos.