Na terça-feira, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) multou a Sérvia e sancionou-a com a realização de um jogo com lotação reduzida, devido ao comportamento dos seus adeptos e a falhas de segurança durante o encontro de qualificação para o Campeonato do Mundo frente à Inglaterra, disputado em Belgrado a 9 de setembro.
O Conselho de Disciplina da FIFA apontou violações da obrigação de garantir “a ordem e a disciplina dentro e fora do estádio, a utilização de lasers, gestos, palavras e objetos inapropriados, a interrupção dos hinos nacionais e o comportamento discriminatório de alguns adeptos” durante a derrota por 5-0 contra a Inglaterra. A partida ficou ainda marcada por cenas de tensão nas bancadas.
A Sérvia foi multada em 85 mil euros e terá de disputar o próximo jogo, contra a Albânia, com menos 20% de espectadores, segundo a federação sérvia.
“A Federação Sérvia de Futebol cumprirá esta decisão e tomará todas as medidas necessárias para evitar a repetição de tais incidentes”, refere o comunicado oficial.
O duelo contra a Albânia, marcado para 11 de outubro, já havia sido transferido de Belgrado para Leskovac, uma cidade mais pequena no sul do país, por razões de segurança. O estádio de Leskovac, inaugurado há dois anos, tem capacidade para pouco mais de 8 mil espectadores, bem abaixo dos 52 mil lugares do estádio da capital.
As relações entre a Sérvia e a Albânia continuam tensas devido ao Kosovo, território de maioria albanesa que declarou independência em 2008 e cuja soberania Belgrado não reconhece.
Esta não é a primeira sanção recente: em junho, a FIFA já havia punido a Sérvia por “discriminação e insultos racistas” de adeptos durante um jogo frente a Andorra. A seleção ocupa atualmente o terceiro lugar do seu grupo de qualificação, atrás de Inglaterra e Albânia.