Mais

Itália procura talentos "estrangeiros": Soulé e Tresoldi podem seduzir Gattuso

Matias Soulé pode ser convocado para a seleção italiana
Matias Soulé pode ser convocado para a seleção italianaGabriele Maltinti / GETTY IMAGES / AFP

Gennaro Gattuso está a tentar qualificar a Itália para o próximo Campeonato do Mundo, mas já percebeu que também tem de trabalhar a médio prazo. O argentino e o natural de Cagliari estão a ter um excelente início de época e os seus passaportes permitem-lhes ser convocados.

Soulé é ítalo-argentino e, nesta altura, não se sabe o que poderá acontecer se a situação com a Albiceleste não se resolver. Tudo está no ar neste momento. "Matias Soulé teria legalmente a possibilidade de ser convocado para a seleção italiana". Estas palavras do agente Martin Guastadisegno ao LaRoma24.it abriram um raio de luz e esperança na imaginação de Gennaro Gattuso.

O treinador italiano, que está a preparar os próximos desafios, com a Estónia e Israel, no âmbito das eliminatórias para o Campeonato do Mundo de 2026 nos Estados Unidos, México e Canadá, poderia, de facto, sentir-se tentado por esta hipótese. O lateral-esquerdo argentino, no entanto, não é a única sugestão que provoca o técnico calabrês, que já manifestou interesse em outro nome, o de Nicolò Tresoldi.

Um lateral-esquerdo encantado

Não há dúvida de que a seleção Azzurra carece recentemente de um talento ofensivo, capaz não só de saltar sobre o homem, mas também de ser incisivo na zona da baliza. O lateral-esquerdo da Roma é atualmente um dos jogadores em melhor desempenho no Campeonato Italiano, e o seu espetacular golo de pé esquerdo em casa contra a Fiorentina é uma prova disso. Taticamente mais maduro e dotado de um pé esquerdo encantado, sob o comando de Gian Piero Gasperini, Soulé pode tornar-se um jogador de ponta.

No entanto, a sua evolução não lhe permite entrar no coração de Lionel Scaloni, que, além de Lionel Messi e Paulo Dybala, pode contar com nomes mais consagrados como Nico Paz, Thiago Almada e até mesmo o jovem fenómeno Franco Mastantuono no papel de trequartista ou segundo avançado. As portas fechadas da Albiceleste podem fazer com que Soulé siga os passos de Pablo Daniel Osvaldo, que optou por jogar na Itália, sabendo que na Argentina não teria espaço devido à presença de Gonzalo Higuaín e Sergio Agüero.

O faro de golo

Quem nasceu na Itália, mas só viveu lá até o início da adolescência, é Nicolò Tresoldi. O avançado de 21 anos, que disputou o Campeonato Europeu Sub-21 com a Alemanha, revelou ao Flashscore que tem Pippo Inzaghi como ídolo, mas também que a Itália nunca o procurou. Por enquanto, no entanto, o novo avançado do Club Brugge ainda não recebeu uma convocatória oficial da seleção alemã principal. Uma circunstância que, juntamente com os cinco golos nos primeiros 17 jogos no início da temporada, colocou Gattuso em alerta.

Avançado capaz de garantir a movimentação contínua de toda a frente de ataque, nascido em Cagliari, pode atuar tanto como avançado isolado como num ataque com dois jogadores. Uma condição que também o torna compatível com Mateo Retegui e Moise Kean, as primeiras opções da Azzurra neste momento. Também ele, tal como Soulé, tem sangue argentino, graças à sua mãe. E a sua ligação a Itália é muito sólida. Será que o desejo de imitar o exemplo de Inzaghi o tentará a vestir a Azzurra? Saberemos mais daqui a um mês, quando forem feitas as convocatórias para os desafios decisivos, contra a Moldávia e a Noruega.