Jordi Alba, tal como fez recentemente Sergio Busquets, continuará a jogar no Inter Miami até ao final da época. O de Hospitalet retira-se depois de ter conquistado dois títulos com a seleção espanhola: a já referida Euro-2012 e a Nations League 2022/23.
O ex-Barcelona e Valência deixa a seleção depois de ter disputado 93 jogos e marcado nove golos. Mas, sem dúvida, fá-lo como um jogador importante na história da equipa nacional.
Alba faz parte de um clube seleto, o dos jogadores que marcaram um golo por Espanha numa final de um grande campeonato. O então lateral esquerdo do Valência, embora nesse verão tenha assinado pelo Barça, fez o segundo golo da final do Euro-2012 frente à Itália, em que a Espanha venceu por 4-0.
Corria o minuto 40 do jogo quando se desmarcou em velocidade como se fosse um avançado. Recebeu um passe em profundidade de Xavi e bateu Buffon. David Silva fez o primeiro, e já nos minutos finais da segunda parte, Fernando Torres e Juan Mata fecharam a goleada.
Precisamente, Torres é o único que repetiu, já que anteriormente fez o golo que deu a Espanha a sua segunda Euro na Áustria-Suíça 2008 no 1-0 da final frente à Alemanha.
A primeira foi conquistada em 1964 no Bernabéu frente à URSS (2-1) com golos de Chus Pereda e Marcelino. E, claro, está o lendário golo de Andrés Iniesta frente aos Países Baixos (1-0) na final do Mundial da África do Sul-2010.