Mais

Kane está apto para a Letónia: "Não vejo razão para que não possa jogar os 90 minutos"

Kane no treino da seleção inglesa
Kane no treino da seleção inglesaJoe Giddens, PA Images / Alamy / Profimedia

O capitão de Inglaterra, Harry Kane, está em condições e pronto para liderar a sua seleção frente à Letónia, afirmou o treinador Thomas Tuchel esta segunda-feira, antes de um encontro em que a sua equipa pode garantir a qualificação para o Mundial.

Siga as incidências do encontro

Kane falhou a vitória por 3-0 no amigável de quinta-feira frente ao País de Gales, depois de ter sofrido uma lesão no tornozelo no último jogo do Bayern Munique, mas o melhor marcador de sempre da Inglaterra, com 74 golos, está de regresso no momento decisivo.

"Com o Harry é simples, ele pode jogar, está em forma. Fizemos o que era correto. Está em grande nível nos treinos e pronto para jogar", disse Tuchel aos jornalistas.

"Não vejo razão para que não possa jogar os 90 minutos. A paragem foi muito curta para ele. Tinha jogado todos os encontros anteriores pelo Bayern Munique, por isso não vejo qualquer obstáculo".

Os números de Harry Kane
Os números de Harry KaneFlashscore

Inglaterra lidera o Grupo K com o máximo de pontos após cinco jornadas e, depois da derrota da Sérvia por 1-0 frente à Albânia no domingo, uma vitória em Riga na terça-feira dará à equipa de Tuchel uma vantagem inalcançável e um lugar no Mundial do próximo ano.

Apesar de ter vencido todos os cinco jogos do grupo sem conceder qualquer golo, a Inglaterra tem sido alvo de críticas, sobretudo pelas exibições frente à Andorra, com um triunfo sofrido por 0-1 fora e depois uma vitória por 2-0 em casa.

A seleção inglesa mostrou-se mais convincente na goleada por 5-0 à Sérvia no jogo mais recente do grupo, mas Tuchel destaca vários aspetos positivos ao longo da campanha.

"Vi isso até contra Andorra em casa, mesmo que não tenhamos conseguido demonstrá-lo no registo", afirmou Tuchel.

"Talvez quem está de fora esperasse mais do que apenas o 2-0 e tenha subestimado um pouco a solidez defensiva da Andorra. Depois tivemos, naturalmente, dois resultados muito bons, boas exibições recentemente frente à Sérvia e ao País de Gales, e queremos continuar a evoluir".

"Sinto que estamos a construir algo e a seguir o caminho certo, mas como sempre no desporto, amanhã (terça-feira) é o jogo mais difícil. Amanhã temos de mostrar respeito pelo adversário e pelas circunstâncias".

Se a Inglaterra garantir a qualificação em Riga, Tuchel terá ainda dois jogos de qualificação sem pressão, o que lhe permitirá experimentar, mas o treinador não está a pensar tão à frente.

"Acreditem ou não, neste momento não estou a pensar em novembro, porque tudo mudará se conseguirmos ou não garantir a qualificação", disse Tuchel.

"Quando digo que espero uma vitória, espero, acima de tudo, uma exibição que nos torne vencedores justos. Sei bem que nunca é garantido vencer jogos de futebol. Muita coisa pode acontecer. A sorte e o azar fazem parte do jogo, mas estamos numa fase em que esperamos mais uma boa exibição".