Mais

Koeman viu o potencial de Van Dijk desde cedo: "A carteira estava vazia"

Ronald Koeman e Virgil van Dijk sorriem durante a conferência de imprensa de segunda-feira em Zeist
Ronald Koeman e Virgil van Dijk sorriem durante a conferência de imprensa de segunda-feira em ZeistANP, ANP / Alamy / Profimedia
O selecionador dos Países Baixos, Ronald Koeman, afirmou que viu o potencial de Virgil van Dijk "desde cedo", mas a falta de dinheiro impediu uma grande transferência para o defesa-central

Enquanto a Laranja Mecânica se prepara para o jogo de qualificação para o Mundial contra Malta, o selecionador Ronald Koeman e o capitão Virgil van Dijk falaram aos meios de comunicação durante uma conferência de imprensa na sede da seleção nacional em Zeist.

Os Países Baixos começaram a fase de qualificação com uma vitória sólida por 2-0 sobre a Finlândia, mas Koeman sabia que a equipa podia fazer melhor do que o que mostrou depois da primeira meia hora. “A forma como começámos contra a Finlândia é um bom exemplo para o jogo de terça-feira contra Malta”, disse Koeman.

“Começámos bem e marcámos cedo. Isso seria ideal contra Malta, claro. No entanto, há margem de melhoria em várias áreas, como a saída de bola desde o guarda-redes. Discutimos essas áreas de melhoria em detalhe”.

"A carteira estava vazia"

Os Países Baixos vão defrontar Malta no Euroborg do FC Groningen.  Será a primeira vez que a seleção joga em Groningen desde setembro de 1983, quando venceu a Islândia por 3-0 numa qualificação para o Mundial. Ronald Koeman, que vai orientar o seu 50.º jogo pelos Países Baixos na terça-feira, fez a sua estreia pela seleção precisamente no jogo anterior, uma derrota por 3-0 frente à Suécia, também em Groningen.

Foi também em Groningen que Virgil van Dijk se destacou. Ronald Koeman, então treinador do Feyenoord, viu o potencial do defesa-central e quis muito levá-lo para Roterdão. “Mas naquela altura não havia dinheiro, a carteira estava vazia”, explicou Koeman. “Mais tarde, quando estava no Southampton, os cofres estavam bem mais cheios. Foi aí que consegui contratar o Virgil”

“Portanto, sim, sempre vi que ele tinha potencial para se tornar muito bom, mesmo quando jogava no Groningen. Desde então, desenvolveu-se imenso, também como verdadeiro líder. Pode estar orgulhoso disso”.

Koeman, nascido e criado na região, mostrou-se satisfeito por regressar a Groningen, onde também se estreou como profissional ao serviço do FC Groningen. “Tenho muitas memórias boas de Groningen. Passei toda a minha infância lá. É ótimo podermos jogar lá agora. E acho que também é maravilhoso para Groningen receber a seleção nacional".

Van Dijk concordou com o seu treinador. “Groningen foi muito importante para mim. Foi onde conheci a minha mulher e onde vivi sozinho pela primeira vez. Só tenho memórias positivas dessa altura".

O jogo de qualificação para o Mundial entre os Países Baixos e Malta está marcado para terça-feira, 10 de junho.