A duas jornadas do encerramento do pré-mundial, em setembro, em que o Uruguai receberá o Peru e visitará o Chile, Marcelo Bielsa destacou que a sua equipa "não ataca bem" e que deveria estar acima da sua posição atual: quarto com 24 pontos e 19 golos a favor.
Ao ser questionado sobre a transferência de Darwin Núñez para o Al Hilal, oriundo do campeão inglês Liverpool, no início de agosto, Bielsa considerou "lógico" não ter sido consultado pelo jogador antes de dar esse passo na sua carreira.
"Vai para um mercado que revolucionou o futebol, já não se pode dizer que a Arábia é um mercado de segundo nível", disse o treinador argentino.
Darwin Núñez não estará presente frente ao Peru devido a suspensão, mas estará disponível contra o Chile.
Aalém do futuro de um dos jogadores-chave do Uruguai, Bielsa reconheceu as "carências" no jogo ofensivo da Celeste nestas eliminatórias e assumiu a responsabilidade por elas.
"Fiz tudo o que achei que devia fazer para que a equipa atacasse melhor (...) A equipa não ataca bem. O que isso quer dizer? Que não acertei na tecla", comentou Bielsa, em conferência de imprensa em Montevidéu, marcada pela autocrítica do treinador.
"Se eu tivesse que avaliar a minha gestão, diria: veja, deveríamos ter conseguido mais do que conseguimos", acrescentou.
Baixas do Uruguai
O treinador admitiu que já tem em mente os escolhidos para o Mundial.2026 e deu detalhes sobre a situação sanitária da equipa, confirmando que o defesa José María Giménez, do Atlético de Madrid, não estará no final das eliminatórias.
Frente ao Peru, Marcelo Bielsa também não contará por suspensão com o defesa Ronald Araújo e com o lateral Nahitan Nández.