O México será anfitrião do Mundial juntamente com os Estados Unidos e o Canadá, de 11 de junho a 19 de julho. No total, 13 jogos do certame serão disputados neste país, na Cidade do México, Monterrei (norte) e Guadalajara (oeste).
"O nosso objetivo é levar o futebol a todo o território nacional: que as bolas rolem para lá dos relvados e se transformem em mundialitos, torneios e até jogos de rua nas comunidades", afirmou em conferência de imprensa Gabriela Cuevas, coordenadora do Executivo mexicano para o Mundial.
O Governo irá transmitir gratuitamente os jogos e está a planear diversas atividades culturais e turísticas por todo o país, explicou a responsável.
Além disso, serão organizados torneios de futebol nas escolas para celebrar este evento".
"Torneios permanentes de futebol"
As autoridades vão desenvolver uma aplicação que permitirá aos visitantes explorar o país através de várias rotas turísticas, culturais e gastronómicas.
Serão também promovidos eventos de cozinha tradicional e está a ser feito um trabalho de melhoria de vários museus e zonas arqueológicas para acolher os visitantes.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que a ideia é que o Mundial-2026 deixe um "legado" desportivo no país.
"O que pode deixar? A importância de praticar desporto, a existência de campos em diferentes pontos do país, a realização de torneios permanentes de futebol para rapazes e raparigas", disse na mesma conferência de imprensa.
